Eventos

Seminário reuniu arquitetos e urbanistas de todas as regiões do país para debater a profissão

Crédito: Maia Rubim/Sul21

Um seminário de múltiplos atores, olhares, vozes e experiências. Assim foi o Seminário de Exercício Profissional realizado dias 13 e 14 de setembro na Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. O evento reuniu profissionais de todas as regiões do país presencialmente e também pela internet, na transmissão ao vivo que ocorreu na página do CAU/RS no Facebook.

COBERTURA ESPECIAL

Uma cobertura especial das principais palestras foi realizada pelo jornal Sul21. O portal destacou a fala de abertura de Haroldo Pinheiro, primeiro presidente do CAU/BR, sobre o consumo de arquitetura: ‘Ao andar pela cidade, você vai consumindo boa ou má arquitetura’. No primeiro dia, também houve debate sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). A Lei de ATHIS completou 10 anos em 2018 e ainda carece de regulamentação, mas iniciativas ao redor do país demonstram que é possível implementá-la e mostraram como: ‘Quando olhamos para a habitação de interesse social, vemos a cidade como responsabilidade de todos’.

O segundo dia recebeu Fernando Túlio, do IAB SP, que trouxe o caso do Plano Diretor de São Paulo e participou do debate sobre o tema com o IAB RS e o Sinduscon-RS: ‘Concentração imobiliária em áreas bem servidas de infraestrutura aumenta desigualdade’. A mesa de Contratos Públicos recebeu agentes de diversas esferas de governo e também a manifestação do CAU/BR, com a participação do presidente Luciano Guimarães, que destacou a luta do CAU contra o pregão: ‘Contratar empresas somente pelo preço é um crime com o dinheiro público’, diz presidente do CAU/BR. No mesmo dia, também houve uma mesa sobre Patrimônio Histórico com Ceça Guimaraens e Lucas Volpatto. Os dois alertaram para a necessidade de manutenção de edificações antigas, pois já está comprovado que restaurar é mais barato do que construir: ‘É do ideológico preferir o novo e a cidade vai perdendo sua função, seu uso’, diz conselheira do Iphan.

FOTOS E VÍDEOS

Os vídeos da transmissão estão disponíveis no YouTube, separados por palestra: https://goo.gl/nNpbQD. As fotos do evento também já estão no ar: https://goo.gl/2a7Nbn.

APRESENTAÇÕES

As apresentações utilizadas no Seminário estão disponíveis para visualização e download aqui: https://goo.gl/3miUuk.

Uma resposta

  1. É necessário alterar a legislação de forma que um vereador não possa trocar dispositivos propostos por um urbanista num Plano Diretor. Mesmo que o vereador fosse colega, ele não poderia alterar nada, sem o conhecimento do autor. Os vereadores somente poderiam opinar e votar sobre alternativas, sem modifica-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Carlos Fernando Andrade ministra palestra “O Rio que veio do mar”

FGV Conhecimento e Prefeitura do Rio realizam seminário Parques Urbanos

X Colóquio do LADU/PROURB debate direito à cidade e políticas urbanas