Eventos

X Colóquio do LADU/PROURB debate direito à cidade e políticas urbanas

O Laboratório de Direito e Urbanismo (Ladu), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb/UFRJ), realiza de 16 a 19 de abril, o X Colóquio do Ladu/Prourb: “Direito à Cidade em movimento: Políticas no Urbano em tempos de hegemonia neoliberal”. Os dois primeiros dias de evento acontecem na FAU/UFRJ (Av. Pedro Calmon, 550. Cidade Universitária). Os dois últimos dias serão realizados na PUC-Rio (R. Marquês de São Vicente, 225, Gávea).

O X Colóquio tem por objetivo promover um debate amplo, qualificado e interdisciplinar acerca de políticas, projetos, conflitos e resistências urbanas no contexto do cenário neoliberal. O evento estará dividido em dois tipos de atividades: as Mesas Redondas e as Sessões Temáticas (ST).

As Mesas Redondas irão abrir e encerrar o Colóquio com convidados nacionais e internacionais promovendo debates sobre questões-chave para este tema. As Sessões Temáticas (ST) vão discutir os temas:

ST 1. Política urbana contemporânea brasileira;

ST 2. O mínimo existencial urbano no contexto de hegemonia neoliberal;

ST 3. Tecnologia, produção do espaço e precarização;

ST 4. Memórias e o presente material e imaterial no urbano;

ST 5. Crise urbano ambiental no cenário pós pandêmico.

O Colóquio representa um esforço de cooperação e organização entre o Prourb/UFRJ, através do LADU, com os Departamentos de Direito da PUC-Rio e de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DAU/ESDI/UERJ). O Colóquio conta com apoio do CAU/RJ, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros.

Mais informações em instagram.com/coloquio.ladu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Carlos Fernando Andrade ministra palestra “O Rio que veio do mar”

FGV Conhecimento e Prefeitura do Rio realizam seminário Parques Urbanos

Firjan realiza Seminário de Segurança Hídrica para discutir gestão da água