Eventos

FGV Conhecimento e Prefeitura do Rio realizam seminário Parques Urbanos

A FGV Conhecimento, em parceria com a Prefeitura do Rio e apoio do MAM e do Instituto Burle Marx, realiza o Seminário Parques Urbanos, no dia 17 de abril, de 10h às 17h. O evento será na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O seminário busca fomentar o debate sobre o papel dos parques urbanos na melhoria da qualidade de vida das populações mais vulneráveis e na mitigação dos impactos derivados das mudanças climáticas.

Além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira, que estão passando por revitalização, serão abordadas as contribuições e impactos dos mais recentes parques cariocas já entregues à população ou que estão em execução: Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Rita Lee, Parque Carioca da Pavuna, Parque Cesário de Melo e Parque Piedade.

Também serão debatidos a modelagem de concessões de parques urbanos e os parques urbanos desenvolvidos no México, com a participação da arquiteta, paisagista e artista plástica mexicana Luby Springall, do Gaeta Springall Arquitectos.

No dia 18, haverá oficina Paisagem e Espaço, com Luby Springall, Claudia Escarlate e Pedro Rivera. Luby Springall abordará os projetos Parque Central Distrito Tec de Monterrey, Parque Lineal Ferrocarril de Cuernacava e Memorial a las víctimas de violencia en México.  Pedro Rivera faz parte da equipe responsável pelo projeto de arquitetura do Parque Pavuna e do Clubhouse do Campo de Golfe Olímpico Rio 2016. Claudia Escarlate liderou pela Prefeitura o processo de masterplanning e todas as instalações do Parque Olímpico Rio 2016 e a transformação do legado olímpico no Parque Rita Lee.

A oficina será realizada no Salão de Eventos do MAM-Rio e tem por objetivo mostrar como os paisagistas e urbanistas convidados lidam com metodologias e processos criativos para a criação de parques urbanos, assim como os desafios de projetos e execução.

A programação do seminário conta também com visita à exposição “Lugar de estar: o legado Burle Marx”, organizada pelo MAM e pelo Instituto Burle Marx.

Seminário Parques UrbanosProgramação completa e inscrições aqui.

Oficina Paisagem e EspaçoInscrições aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Carlos Fernando Andrade ministra palestra “O Rio que veio do mar”

X Colóquio do LADU/PROURB debate direito à cidade e políticas urbanas

Firjan realiza Seminário de Segurança Hídrica para discutir gestão da água