Eventos

Firjan realiza Seminário de Segurança Hídrica para discutir gestão da água

A Firjan realiza, nos dias 16 e 17 de abril, de 9h às 18h, o Seminário de Segurança Hídrica, que vai debater os desafios e as oportunidades na gestão da água. O evento terá como convidados principais Kongjian Yu, urbanista da China, decano da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim e criador do conceito de Cidades-Esponja; e Gregory Holliday, diretor do World Business Council For Sustainable Development (WBCSD).

O evento vai abordar diversas temáticas e se dividir em oito painéis. Apesar do foco no ramo empresarial, pautas mais amplas também serão discutidas. Alguns exemplos são infraestrutura verde, conservação de áreas estratégicas para adaptação aos eventos extremos.

A palestra principal do primeiro dia será “Segurança Hídrica em um Contexto Estratégico”, com Gregory Holliday. Haverá também a apresentação do Guia Bioeconomia, Natureza e Negócios da Firjan em português. A publicação foi oficialmente lançada na COP 28, em Dubai, em dezembro passado. Em seguida, os temas “Tecnologias e Práticas e Saneamento e Reúso” reunirão especialistas de projetos e empresas das áreas correspondentes.

O painel “Cidades Esponja – Prevenção de Inundações Urbanas no Contexto das Mudanças Climáticas”, com o urbanista Kongjian Yu será o destaque do segundo dia de evento. As palestras “Infraestrutura Verde e Cinza para Segurança Hídrica” e “Eficiência no Uso da Água” e o painel “Estratégias de Adaptação e Resiliência para Enfrentamento das Mudanças Climáticas” completam a programação.

Para o conselheiro Paulo Tadeu Costa, representante do CAU/RJ no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, o tema do evento é de fundamental interesse. “A bacia hidrográfica que abastece o Rio de Janeiro é comprometida pelos avanços urbanos e contaminação dos lençóis freáticos. Debater o uso racional e técnico dos recursos hídricos é essencial para a sobrevivência da humanidade. Acredito que seminários como esse são importantes para identificar problemas e apontar soluções”, afirmou o conselheiro, que estará presente no evento.

O seminário, realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), acontece na sede da federação Avenida Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro. O evento é presencial e gratuito. Para participar, inscreva-se aqui.

Confira a programação completa aqui.

 

* Com informações da Firjan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Novo Plano Diretor do Rio de Janeiro é discutido no Café no CAU/RJ

CAU/RJ Perto de Você realiza duas palestras em Volta Redonda dia 20 de maio

Evento Masterplan do Centro do Rio lota auditório do CAU/RJ em discussão sobre futuro da região