Eventos

Ação do CAU/RS em parceria com Free Walk POA tem sucesso de público na Feira do Livro de Porto Alegre

Grupo reunido na Praça da Matriz, com Palácio da Justiça (1953) ao fundo. Foto: CAU/RS

64ª Feira do Livro de Porto Alegre foi realizada de 1º a 18 de novembro na Praça da Alfândega, coração da capital gaúcha. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promoveu, em parceria com o grupo Free Walk POA, caminhadas de arquitetura, com um olhar diferente sobre a cidade, aos sábados e domingos, durante todo o período da Feira.

A arquiteta e urbanista Rafaela Koehler, integrante do Free Walk POA, destacou o público – de aproximadamente 550 pessoas nos três finais de semana – formado por uma maioria de porto-alegrenses redescobrindo a cidade.

“Nós todos ficamos muito felizes com o resultado dessa edição. Foi muito gratificante para nós o retorno do público. Para mim, em especial, que sou arquiteta e urbanista, foi maravilhoso poder compartilhar essas histórias e ver tanta gente interessada. Muitas pessoas vieram fazer perguntas e contaram histórias para a gente também. Inclusive, duas pessoas se disponibilizaram pra virar voluntários”, comemora Rafaela.

Grupo no alto da escadaria da Av. Borges de Medeiros. Foto: CAU/RS

Ela destaca que o resultado da ação é muito maior do que podemos perceber nas fotos – dezenas de pessoas reunidas caminhando para conhecer melhor e saber mais sobre a cidade. “Acredito que o resultado disso tudo é uma maior valorização do Centro da capital e do nosso patrimônio”, finaliza.

O passeio pela cidade é dividido em quatro momentos, com comentários sobre cada um dos períodos: o surgimento da cidade; a expansão; a industrialização; e a metropolização e o modernismo, passando por lugares icônicos como Thearo São Pedro, Mercado Público, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Biblioteca Pública e Praça da Matriz.

Este é o terceiro ano que o CAU/RS participa da Feira do Livro de Porto Alegre.

Sobre o Free Walk POA

O Free Walk POA é um projeto voluntário que reúne moradores da cidade contando histórias sobre ela. O projeto surgiu em 2012 a partir de um grupo de amigos que participou de um Free Walk no Chile. Eles gostaram muito da ideia e resolveram fazer em Porto Alegre com o objetivo inicial de apresentar a cidade para os turistas que viriam para a Copa do Mundo. O tempo passou, o projeto cresceu e novos voluntários foram agregando suas experiências. “Atualmente, somos 12 voluntários, de diversas formações, sendo um deles guia de turismo, mas o restante de nós não presta esse serviço”, comenta Rafaela. As verbas de doações, venda de livros e de camisetas é toda revertida para manter a infraestrutura do projeto e outras iniciativas do grupo.

“Sobre o público, em geral é bem, variado: moradores da cidade como turistas, enxergando a cidade com outros olhos, e turistas se sentindo mais porto-alegrenses. Estimamos que 7 mil pessoas já caminharam com a gente, de 60 países diferentes”, conta a arquiteta e urbanista. “O nosso objetivo hoje em dia é valorizar a cidade, compartilhando histórias e o nosso olhar de apaixonados por ela”. As caminhadas ocorrem aos sábados, às 11h, tendo como ponto de partida o Chalé da Praça XV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Carlos Fernando Andrade ministra palestra “O Rio que veio do mar”

FGV Conhecimento e Prefeitura do Rio realizam seminário Parques Urbanos

X Colóquio do LADU/PROURB debate direito à cidade e políticas urbanas