Institucional

Vozes Urbanas: Segundo episódio do videocast do CAU/RJ discute abandono do Hotel Tambaú

O segundo episódio do videocast “Vozes Urbanas” já está disponível no YouTube do CAU/RJ! Para tratar do tema “Abandono do Hotel Tambaú”, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, recebeu na sede do Conselho Kykha Bernardes, coordenadora do Projeto Memória no escritório Bernardes Arquitetura, viúva do arquiteto Sérgio Bernardes e curadora do seu acervo, além do arquiteto e urbanista Paulo Fonseca. O presidente do CAU/PB, Ricardo Vidal, marcou sua presença no bate-papo através de um vídeo.

A conversa girou em torno da importância da preservação do hotel e sobre seu grande valor arquitetônico. Projetado por Sérgio Bernardes, o Hotel Tambaú ficou famoso principalmente por sua beleza de tirar o fôlego, com estrutura diferenciada e localizada à beira mar. O antigo cartão-postal de João Pessoa tinha avaliação cinco estrelas e recebia hóspedes do mundo inteiro, que desfrutavam do mais puro luxo enquanto contribuíam com a economia da região.

A preservação da memória e do acervo de Sérgio Bernardes são destaques ao longo da conversa. Além do Tambaú, alguns outros marcos da carreira do arquiteto são: Pavilhão de Bruxelas (1958), Rio Futuro (1960), Hotel Tambaú (1962), Hotel Tropical de Manaus (1963-1970) e Planetário de Brasília (1974).

O primeiro episódio do “Vozes Urbanas”, que estreou dia 7 de março, teve como tema central os desafios e conquistas das arquitetas e urbanistas. As apresentadoras foram Leila Marques, Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro e Millena Miranda, CEO do escritório Casa Conceito e atual Conselheira Estadual do CAU/RJ. Elas tiveram como convidada Sandra Sayão, CEO do escritório Arqui Arqui e ex-Conselheira do CAU/RJ.

Os episódios do “Vozes Urbanas” são mensais e ficam disponíveis no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Boa notícia: Profissionais com registro para atuar em Portugal vão poder interromper registro no CAU

Saiba como divulgar seu trabalho nas redes sociais sem cometer falhas éticas

CAU/RJ, Crea-RJ e CRT-RJ assinam Protocolo de Intenções para realização de ações conjuntas