Institucional

CAU/RJ, Crea-RJ e CRT-RJ discutem autovistoria em reunião na Alerj

Os presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Sydnei Menezes; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Miguel Fernandez, e o conselheiro do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) Mario Jorge Campos da Silva se reuniram na Alerj na sexta-feira, 19 de abril, com os deputados estaduais Luiz Paulo e Martha Rocha para discutir alterações ao Projeto de Lei 1556/2019, de autoria do deputado Rodrigo Bacellar.

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais propõe a inclusão dos técnicos industriais entre os profissionais habilitados a elaborar o laudo de vistoria em prédios residenciais, comerciais e públicos na Lei da Autovistoria (Lei nº 6400/2013). Ficariam resguardadas as devidas especialidades, compatíveis com a respectiva formação profissional e competências definidoras da cada atividade profissional.

Durante o encontro, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressaltou a importância da parceria entre os Conselhos. “Nós temos muitas divergências no campo de atuação profissional, contando o sombreamento das nossas atividades, mas nós temos sempre que tentar resolvê-las no diálogo, na busca do entendimento”, disse Menezes, lembrando ainda que, durante sua primeira gestão no CAU/RJ, o tema da autovistoria era muito presente, mas que havia uma banalização dos laudos de autovistoria.

Presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, também destacou a união entre os Conselhos para debater o assunto, o que considerou como uma oportunidade única. “A gente está construindo uma parceria inédita que descomprime tensões históricas, ruins para o setor”, afirmou Fernandez, observando que é preciso garantir a qualidade profissional dos laudos de autovistoria e compilar os dados de forma que eles possam ser utilizados pelos Conselhos e pela prefeitura.

Também presente na reunião, o coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RJ, Paulo Saad reforçou a complementaridade entre as profissões de arquitetura, engenharia e dos técnicos industriais. “É preciso que haja harmonia entre quem participa do setor para que possamos avançar”, observou.

Já o conselheiro do CRT-RJ Mario Jorge Campos da Silva enfatizou a importância da parceria entre os três Conselhos. “Desde as últimas eleições para presidência do Crea-RJ, CAU/RJ e CRT, vem sendo construída uma linha de diálogo em os três conselhos de classe que atuam no mesmo setor. Em novembro de 2023, com a votação do PL 1556/2019 e a apresentação de emendas, o CRT-RJ, através do seu presidente, buscou o deputado Luiz Paulo para conversar com o objetivo de aprovar o projeto”.

Paralelamente a esse movimento, os presidentes dos três Conselhos já haviam iniciado conversação no intuito de alinhar um Termo de Cooperação, que foi assinado no último dia 05 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ e Sinduscon assinam protocolo de intenções

Presidente do CAU/BR faz sua primeira visita oficial ao CAU/RJ

CAU/RJ manifesta apoio a projetos de leis sobre exercício ilegal da profissão e arquitetura como carreira de Estado