Informativo

Projeto de Revitalização da Estação Leopoldina: Como será?

Com 98 anos de história e, dentro desses, 22 de abandono, a Estação Ferroviária Leopoldina, com todos seus 114 mil metros quadrados, será revitalizada. No dia 26 de janeiro, o Governo Federal cedeu para a Prefeitura do Rio a gestão da histórica estação de trem.

Em entrevista à rádio CBN Rio, o prefeito Eduardo Paes disse que as obras devem começar ainda no segundo semestre de 2024. O terreno da quase centenária Estação Leopoldina dará lugar a um centro de convenções para receber feiras e grandes eventos; um conjunto habitacional de prédios do Minha Casa, Minha Vida, que deve ter 700 unidades residenciais, uma unidade de saúde da Clínica da Família e uma escola pública modelo GET (Ginásio Experimental Tecnológico), além da Cidade do Samba 2 para que as escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca tenham seus próprios barracões.

Além das obras estruturais, a Prefeitura do Rio pensa em estender o VLT até a Leopoldina para atender a mobilidade dos futuros moradores do conjunto habitacional, que fica a menos de um quilômetro do recém-inaugurado Terminal Gentileza.

Para o município, que ficará responsável pela reforma, a ideia é recuperar totalmente, sem alterações, o prédio tombado da Estação Leopoldina. A sua destinação, uma vez que estiver pronto, será decidida em conjunto com o Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetura Indígena: “a moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Portocarrero

Reviver Centro: a ocupação e a relação com o tempo

Projetos de Lei buscam tornar calçadas mais acessíveis