Informativo

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos: saiba mais sobre o projeto

A Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Rio-Niterói, completa nesta segunda-feira, 4 de março, 50 anos. A ponte foi inaugurada em 1974, após quatro anos e seis meses de construção. Antes da ponte, era preciso fazer um percurso de 100 km para chegar de uma cidade a outra, dando a volta na Baía de Guanabara.

Marco da engenharia nacional, a ponte tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura. Outro número que impressiona é o total de 1.152 vigas ao longo de sua estrutura. Maior ponte do hemisfério sul e a 23ª no ranking mundial, com 13 km de extensão, a Ponte Rio-Niterói recebe cerca de 180 mil veículos diariamente.

A empresa Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos Estados Unidos, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares. Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz, enquanto o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.

Muitas melhorias foram efetuadas ao longo destes 50 anos. No ano 2000, o asfalto no vão central foi substituído por um piso de concreto de elevada resistência, enquanto a superestrutura metálica foi reforçada internamente. Quatro anos depois, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveu os atenuadores dinâmicos sincronizados (ADS),  conjunto de massa e mola de 32 peças e pesos de grandes proporções que funciona como um amortecedor para a estrutura do vão central. Em eventos com fortes ventos, a ponte teve uma redução de 90% de sua oscilação, o que assustava os motoristas que passavam por ali.

 

*Com informações do jornal O Dia e Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetura Indígena: “a moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Portocarrero

Reviver Centro: a ocupação e a relação com o tempo

Projetos de Lei buscam tornar calçadas mais acessíveis