Oportunidade

Faperj lança programa de apoio à recuperação do patrimônio do período colonial

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou edital inédito para apoiar projetos científicos destinados ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para a recuperação e restruturação de edificações históricas fluminenses do período colonial. O programa também prevê suporte à organização, manutenção, gestão, desenvolvimento de atividades educacionais e turísticas e divulgação cultural de edificações históricas sediadas no estado do Rio de Janeiro.

O Programa de Apoio a Estudos para a Recuperação e Reestruturação de Edificações Históricas do Período Colonial (1500-1807), Tombadas por Instituições de Patrimônio Histórico, Sediadas no Estado do Rio de Janeiro destinará, no total, R$ 5 milhões em recursos. O apoio será concedido na forma de auxílio à pesquisa. As propostas devem ser submetidas até o dia 7 de março e devem ser planejadas para serem executadas em até 24 meses.

Segundo a diretoria da Faperj, no estado do Rio de Janeiro, onde as estruturas arquitetônicas testemunham os primórdios da colonização, a necessidade de financiamento para projetos científicos voltados à recuperação e reestruturação destes monumentos é urgente. Ao investir em estudos científicos específicos para a recuperação de edificações históricas, será possível aprimorar as técnicas de conservação, empregando métodos inovadores e sustentáveis. A pesquisa científica, nesse contexto, deverá contribuir para o desenvolvimento de soluções eficazes, que considerem a preservação dos elementos originais, a resistência estrutural e a adaptação às demandas contemporâneas.

Clique aqui para acessar o edital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Unesco seleciona empresas para elaborar curso de Desenho Universal para idosos

Concurso Público Nacional Unificado: Oportunidade única para Arquitetos e Urbanistas

Edital aberto: CAU/RS patrocina projetos de entidades de Arquitetura e Urbanismo