Institucional

Conheça as trajetórias profissionais das arquitetas vencedoras do prêmio Personalidade do Ano no Interior

A Conselheira Tayane Yanez, a arquiteta e urbanista Zuleika Zanuzzio, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e a arquiteta e urbanista Marilene Pinheiro.

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, esteve em Rio das Ostras nesta terça-feira, 19 de março. Ele se reuniu com as arquitetas e urbanistas Marilene Pinheiro e Zuleika Zanuzzio, além da Conselheira Tayane Yanez, na sede da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras (Aero) para conhecer melhor suas histórias. Elas foram contempladas no Prêmio Personalidade do Ano no Interior em 2022, junto com Ranieri Eliziário, indicado pelo Instituto de Arquitetos e Urbanistas de Angra dos Reis.

Marilene Pinheiro se formou em arquitetura e urbanismo em 1972 e se mudou no ano seguinte para Rio das Ostras e começou a atuar na região com projetos residenciais. Ela trabalhou ainda nas áreas de paisagismo e urbanização da prefeitura. Marilene diz ser apaixonada pela profissão. “O cliente te agradecer por tudo aquilo que você fez, porque é o sonho dele, isso é o mais importante”, contou. A arquiteta e urbanista é uma das fundadoras da Aero.

Já Zuleika Zanuzzio se formou primeiramente em pedagogia e começou a trabalhar com alunos com deficiência. A vontade de estudar arquitetura e urbanismo surgiu do interesse por espaços de educação. “Entendi como um espaço construído para a educação poderia interferir na aprendizagem”, afirmou.

Zuleika trabalhou na Secretaria Municipal de Obras de Rio das Ostras, com acessibilidade, se tornando uma referência no assunto. “uma cidade para todos abarca todo o tipo de pessoa, todas podem circular e usar os espaços sem ser privado de nada, seja na educação, no lazer, nos serviços”, afirmou.

“Muitas vezes o cliente já vem com o projeto pronto. Não entende a importância do profissional para que o projeto fique dentro da legislação vigente. Às vezes, quando procura o profissional, é para consertar alguma demanda. É um desafio que precisamos enfrentar com sabedoria. E o Conselho e os próprios arquitetos têm papel fundamental nessa função”, avaliou.

Confira as entrevistas com as vencedoras:

Marilene Pinheiro

 

Zuleika Zanuzzio

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ manifesta apoio a projetos de leis sobre exercício ilegal da profissão e arquitetura como carreira de Estado

CAU/RJ, Crea-RJ e CRT-RJ discutem autovistoria em reunião na Alerj

CAU/RJ participa de formatura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ