Destaques

CAU/RJ participa de reunião com o prefeito do Rio sobre Plano Diretor

O CAU/RJ participou nesta sexta-feira, 29 de setembro, de reunião sobre o Plano Diretor do Rio de Janeiro realizada no Palácio da Cidade. O encontro contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, da secretária municipal do Meio Ambiente, Taina de Paula, do subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Thiago Dias.

Na reunião, o prefeito do Rio se comprometeu a conversar com os vereadores sobre a manutenção dos Projetos de Estruturação Urbana (PEUS), além de incluir o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) na legislação. As associações de moradores também concordaram com empreendimentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV), destinados a famílias com renda de faixa 0 a 3 salários mínimos, em seus respectivos bairros. A manutenção da outorga onerosa e a destinação de 50% dos recursos para o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social foi outro tema levantado.

O presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, propôs que os projetos sugeridos do MCMV fossem realizados por concursos organizados pelo IAB e pelos movimentos de moradia. Outra sugestão foi a manutenção do PEU da Urca e a criação de uma Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC). “O balanço da reunião é muito positivo com o prefeito demonstrando sensibilidade e se comprometendo a conversar com sua bancada na Câmara para manter os PEUs e RIV na legislação atual”, avaliou Benetti.

Estiveram também na reunião representantes do IAB-RJ e das associações de moradores dos bairros da Urca, Copacabana, Botafogo, Santa Teresa, Laranjeiras e Glória.

MAIS SOBRE: Plano Diretor

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada