Informativo

Arquiteta e urbanista Nora Tausz Rónai completa 100 anos

A arquiteta e urbanista Nora Tausz Rónai completou 100 anos, no dia 29 de fevereiro de 2024. Rónai nasceu em Fiúme, então Itália (hoje parte do território da Croácia). De família judia, foi obrigada a deixar a Europa com seus pais e irmão, fugindo da perseguição nazista.

No Rio de Janeiro, tornou-se atleta de saltos ornamentais, e se dedicou paralelamente aos estudos de Arquitetura. Após se formar, passou a dar aulas de geometria descritiva na Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde estudou, e trabalhou como arquiteta no mercado da construção civil. Ronai é sócia honorária da Associação de Ex-alunos e Amigos da Faculdade de Arquitetura Urbanismo (Ameafau).

Em 1952 casou-se com o filólogo, crítico e tradutor húngaro Paulo Rónai, também refugiado, e teve duas filhas, Cora e Laura. Aos 60 anos, após se aposentar, voltou às piscinas como nadadora, colecionando recordes mundiais. Continuou a participar de campeonatos e é detentora dos recordes mundiais de sua categoria (máster, 95-99 anos). A história de vida de Nora Tausz Rónai é contada no livro “Memórias de um lugar chamado onde”, da editora Casa da Palavra.

*Com informações da editora Bazar do Tempo

MAIS SOBRE: Nora Tausz Rónai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetura Indígena: “a moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Portocarrero

Reviver Centro: a ocupação e a relação com o tempo

Projetos de Lei buscam tornar calçadas mais acessíveis