Institucional

Acesso gratuito à ABNT já!

O acesso gratuito à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é uma das lutas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) para beneficiar os arquitetos, arquitetas e urbanistas no exercício da profissão.

Durante a Plenária, realizada em 12 de março, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, fez a seguinte consideração.

“Muitos colegas, não são poucos, arquitetos, arquitetas e urbanistas se utilizam da ABNT para o desempenho do seu trabalho, seu ofício. E nós sabemos que atualmente que a consulta é cobrada e não é barato”, apontou, referindo-se à necessidade da gratuidade de acesso.

Na ocasião, o vice-presidente Carlos Abreu também se manifestou sobre a necessidade de facilitar o acesso dos arquitetos, arquitetas e urbanistas à ABNT.”A deliberação plenária manifesta uma solicitação ao CAU/BR para que seja revisto e ampliado o contrato junto À ABNT, a fim de permitir que todos os arquitetos e urbanistas tenham acesso livre às suas normas técnicas. Essa medida, em plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), se dá no exercício das competências e prerrogativas que tratam o inciso 10, do artigo 4°, o artigo nono da sessão 1, e o artigo 10, do regimento interno do CAU/RJ, reunindo ordinariamente por meio da reunião híbrida, no dia 12 de março de 2024, após a análise do assunto em epígrafe e considerando que a ABNT é uma instituição privada e sem fins lucrativos, responsável por definir os padrões técnicos que devem ser seguidos no Brasil por meio do processo de normalização”, disse Abreu.

A ABNT é uma organização privada sem fins lucrativos responsável pela elaboração das Normas Brasileiras. Fundada em 1940, sua função é definir normas técnicas importantes para diversos setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada