Na mídia

Presidente do CAU/RJ fala sobre desafios de urbanização diante do aumento das chuvas

O Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, participou do jornal Edição das 10h, da GloboNews, neste sábado, 20. A entrevista abordou as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e outros estados como Rio Grande do Sul e São Paulo.

“É a tragédia anunciada que se repete a cada momento. A gente fica esperando o próximo episódio de chuvas para relatar novamente o mesmo problema. O que falta, na verdade, é uma preocupação séria dos governos. É preciso que se tenha uma medida de gestão pública permanente. Não se pode, entre uma enchente e outra, não se fazer quase nada. Precisamos de um trabalho permanente no campo do ordenamento do território das cidades, cuidando dessa permeabilidade do solo, fazendo uma manutenção permanente da sua infraestrutura urbana, principalmente das redes de água de chuva”, afirmou Menezes.

Para Menezes, dependendo da região da cidade, são necessários projetos pontuais como macrodrenagem e contenção de água das chuvas, mas, na maioria dos casos, os transtornos são ocasionados pela ausência do poder público em relação ao planejamento urbano e territorial das cidades e da conservação e manutenção da infraestrutura pública.

“O gestor público precisa entender a seriedade desse tipo de ação para prevenir, proteger a cidade. Em última análise, o que a gente está fazendo aqui é defendendo a vida das pessoas”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Evento Masterplan do Centro do Rio, promovido pelo CAU/RJ, é destaque no Comunica Brasil

“Masterplan Centro do Rio” é destaque na coluna Informe do Dia

Café no CAU: debate sobre mobilidade urbana é destaque no Programa Alexandre Ferreira, da Rádio Tupi