Pesquisador português debate arquitetura de risco no IAB-RJ
14 de setembro de 2015 |
|
O arquiteto e professor pesquisador do Centro de Investigação de Arquitetura e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa Nuno Martins apresenta a palestra “Arquitetura humanitária: desenhando para o risco, construindo resiliência” no auditório da sede do IAB-RJ, no Flamengo, na quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 19h. O objetivo do evento, que é gratuito e aberto ao público, é discutir a produção arquitetônica em contextos difíceis, como em áreas de risco e de vulnerabilidade social.
“A ideia da apresentação é sensibilizar os profissionais para um trabalho de arquitetura que escape dos cânones modernistas e pós-modernistas e inaugure um tempo em que ser arquiteto implique trabalhar com pessoas. Precisamos atuar de forma a, cada vez mais, equipar a população com ferramentas, educando as crianças e desenhando com a perspectiva de grandes e pequenas mudanças”, afirmou Nuno Martins.
Para o português, o arquiteto precisa compreender o seu papel na sociedade, principalmente em áreas de risco e de vulnerabilidades. Martins defende que o profissional deve atuar como um facilitador na comunidade e integrar os diversos atores e agentes de decisão. “Em comunidades vulneráveis e fragilizadas por impactos de desastres naturais ou por conflitos armados, o arquiteto deve identificar os riscos e desenvolver projetos que os absorvam. Para isso, é necessário introduzir na prática da arquitetura métodos e ações usados na inovação social.”
Segundo Martins, intervenções em áreas de risco são erradamente associadas apenas sob o ponto de vista da emergência. Por isso, os trabalhos são deixados para os humanitários e, consequentemente, negligenciados por designers e arquitetos. O português diz também que os profissionais precisam se preparar melhor para atuarem como facilitadores comunitários em áreas de recuperação:
“São raros os casos em que os estudantes ou jovens arquitetos são encaminhados para trabalhos em áreas de recuperação. Isso ocorre por questões culturais, que moldaram um imagem do arquiteto “king of the world”, e por logística.”
Sobre Nuno Martins
Nuno Martins é investigador do Centro de Investigação de Arquitectura e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e ‘Visiting Professor’ da Urban Ecology and Humanitarian Architecure no Architectural Institute of Prague Arquitecto (ARCHIP) desde 1990. O primeiro contato de Martins com o tema arquitetura e urbanismo social foi na década de 1990, através da cooperativa de habitação social que fundou, onde trabalhou com o arquiteto Siza Vieira, na cidade da Guarda, no Norte de Portugal. É autor de livros e artigos científicos publicados em títulos com distribuição internacional.
Serviço
Arquitetura humanitária: desenhando para o risco, construindo resiliência
Quando: 17 de setembro
Horário: às 19h
Local: auditório da sede do IAB-RJ
Endereço: Beco do Pinheiro, 10, Flamengo
Entrada gratuita
Mais informações: (21) 2557-4480
Fonte: IAB-RJ