As entidades de arquitetura e urbanismo do estado do Rio de Janeiro lançam nesta quarta-feira, 22 de dezembro, seus programas de formação continuada. Ao todo, são ofertados gratuitamente 19 cursos, todos com apoio do CAU/RJ através do Prêmio Vera Hazan de Formação Continuada.
Os cursos contemplam uma variedade de temas, que vão desde gerenciamento de projetos e fundamentos do BIM a mapeamento digital e arquitetura indígena, com cargas horárias entre cinco e 40 horas. Eles serão promovidos pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e pelo Núcleo de Assessoramento, Planejamento e Pesquisa (Napp).
“Era uma vontade antiga do CAU e do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ) de contribuir diretamente com a formação continuada. Estamos felizes de poder colocar à prova a modalidade”, lembrou a coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RJ, Tanya Collado. “É uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam se reposicionar no mercado profissional”, acrescentou.
As inscrições estão abertas até 20 de janeiro. Os interessados podem se inscrever em apenas um curso. A Asbea-RJ abre a temporada de formação continuada com o curso Gerenciamento de Projetos para Arquitetos. As aulas iniciam no dia 24 de janeiro e seguem até o dia 27. Confira a lista completa e as datas dos cursos nos links a seguir: Estudante (clique aqui) e Profissional (clique aqui).
Prêmio Vera Hazan do Formação Continuada
Idealizado pelo Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CEAU-RJ), em parceria com as comissões de Ensino e Formação (CEF) e de Exercício Profissional (CEP), o prêmio visa à formação complementar permanente dos arquitetos e urbanistas fluminenses para que possam ter acesso a novos conhecimentos (inexistentes na época de sua formação) ou consigam reforçar e atualizar conhecimentos adquiridos.
O Prêmio de Formação Continuada do CAU/RJ homenageia ainda a arquiteta e urbanista Vera Hazan, que nos deixou no dia 31 de julho de 2021, vítima da Covid-19. Arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/RJ, professora, pesquisadora e jornalista, Vera era admirada pelos colegas de profissão e muito querida pelos alunos. Profissional inquieta, dedicava-se a um novo campo de pesquisa: a arquitetura humanitária. Ao todo, o CAU/RJ destinou R$ 100 mil para a premiação.
Com a ação, o Conselho espera contribuir para a formação continuada de arquitetos e urbanistas atendendo a uma demanda objetiva pela atualização profissional no domínio de novas ferramentas de projeto e de novos métodos construtivos, além de possibilitar a abertura de novos campos de trabalho e a ampliação de sua bagagem sociocultural.
Clique aqui para conferir a grade completa dos cursos
Saiba mais sobre os cursos:
Abap
- Paisagem Urbana e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU)
O curso irá abordar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e os entrelaçamentos dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODS) com os estudos e os projetos da paisagem, em especial, a paisagem urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
- Projeto Paisagístico para espaços livres públicos: concepção, participação e gestão
O curso irá abordar a importância e a especificidade na formação para projetos de espaços livres públicos, abordando conceitos, métodos e aplicações, tendo como foco as etapas de concepção, participação e gestão.
- Conservação da Paisagem e do Patrimônio Urbano
O curso busca apresentar e discutir conceitos de paisagem, paisagem cultural, paisagem urbana histórica, abordagens no planejamento e estratégias de gestão da conservação do patrimônio e da paisagem urbana numa perspectiva multidisciplinar vinculada à política e às experiências de conservação do patrimônio mundial na contemporaneidade.
Asbea
- Fundamentos BIM para gestores
O curso vai abordar os conceitos fundamentais sobre a plataforma BIM. Serão apresentadas as diferenças entre o fluxo tradicional de desenvolvimento de projetos com as novas metodologias decorrentes da adoção da plataforma BIM, visões sobre trocas de informação, processo de colaboração em BIM e sobre as normas nacionais e internacionais. Serão apresentadas também as tecnologias para o desenvolvimento do processo BIM e suas aplicações com o objetivo principal de auxiliar profissionais como arquitetos, engenheiros e administradores, que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar o BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos na implementação de BIM atendendo as demanda de contratação do governo federal que a partir de 2021.
- Gerenciamento de Projetos para Arquitetos
Conceitos básicos de gerenciamento de projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: iniciação, planejamento, desenvolvimento do produto e encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.
ATUALIZAÇÃO 17/01/2022:
Devido à alta procura, as inscrições para o curso Gerenciamento de Projetos para Arquitetos (Tuma A – 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2022) serão encerradas NO dia 17/01, às 17h, para que ASBEA possa fazer a seleção dos participantes. Os selecionados para as 15 vagas desta turma serão contatados pela ASBEA via e-mail nos próximos dias e deverão responder com a confirmação da participação. Os demais cursos seguem com as inscrições abertas até dia 20/01.
- Introdução à gestão de escritórios de arquitetura
O curso tem como objetivo apresentar os principais temas de gestão empresarial de serviços para arquitetos, como forma de desenvolver a capacidade de gerir seus negócios por meio de procedimentos administrativos e organizacionais para aplicação imediata contribuindo para que os escritórios progridam e sejam mais eficientes. Serão abordadas, de forma panorâmica, alguns temas da gestão que são fundamentais para o dia a dia de escritórios de arquitetura.
IAB
- Cidade Hostis: subjetividades urbanas e a corrosão do tecido sócio espacial.
Partindo de uma base teórica multidisciplinar que correlaciona áreas como Arquitetura, Geografia, Comunicação Social e Ciências Sociais, o curso se propõe a abordar o que constitui
a subjetividade de alguns dos pilares da vida social urbana, como território, moradia, trabalho, lazer etc., e como isso se relaciona com o exercício hegemônico do poder desde o início da urbanização brasileira.
- Ferramentas alternativas: Imersão, audiovisual e escuta como análise urbana e habitacional em favelas.
A cidade é formada por pessoas e pela vida cotidiana. As favelas também são cidade, formadas por pessoas, com suas mais diversas articulações sociais e espaciais, e para atuar como urbanista, é preciso pensar nestas pessoas e nas relações que elas criam com o espaço público. Partindo destas premissas, o curso trabalhará a valorização dos cotidianos urbanos pré-existentes, trará um breve histórico da formação das favelas no Rio de Janeiro e suas relações com o espaço público nas favelas, bem como a ideia de direito à cidade. Assim, será exercitada a aproximação dos cotidianos, apresentando-se métodos alternativos de análise/estudo, como “imersões cotidianas”, filmagens, observação e escuta, baseando-se em conceitos como corpografia, espaço público, coautoria urbana, e trazendo exemplos de filmes, músicas e/ou livros. Por fim, o curso também falará sobre produtos alternativos para estudos/projetos urbanísticos, como vídeos, fotos, crônicas etc.
- Culturas e arquiteturas indígenas – a descolonização do nosso modo de construir
O curso parte de uma contextualização geral das culturas indígenas brasileiras, para aprofundar explicações sobre técnicas construtivas pataxós e suas histórias, comentadas pelos professores indígenas. A segunda parte do curso consiste em uma imersão virtual no cotidiano do grupo, com os professores e outros indígenas da aldeia construindo com sua técnica da taipa de mão enquanto dialogam com os estudantes.
- Gerenciamento de Projetos para Arquitetos (curso prático)
Conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos apresentados com linguagem e exemplificação para arquitetos, passando por todo o ciclo de vida do projeto: Iniciação, Planejamento, Desenvolvimento do Produto e Encerramento. Curso com diversos exercícios práticos para a aplicação imediata dos conceitos.
- Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro.
Partindo de estudos de casos no Rio de Janeiro, o curso Expansão habitacional nas cidades híbridas brasileiras: formação dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro, procura identificar e analisar a importância da categoria subúrbio na ampliação dos limites do conceito de periferia em expansão e das cidades híbridas no século XXI. Debate sobre alternativas para ampliação dos índices de atuação dos Profissionais de arquitetura e urbanismo nos subúrbios e periferias.
- Memória e coprodução do território urbano: reflexões a partir da favela Rocinha
O curso tem como objetivo explorar o papel da história e da memória coletiva na construção dos territórios urbanos periféricos do sul global e dos direitos a eles associados. A partir do caso da Rocinha e de seu rico histórico de projetos urbanos e espaços participativos – tanto iniciados pelo Estado quanto por lideranças comunitárias -, o curso discutirá a formação de atores e saberes urbanos múltiplos e híbridos nas favelas. Apesar de marcados por processos históricos de marginalização e exclusão socioespacial, os territórios periféricos contemporâneos (favelas, subúrbios, periferias) são também espaços criativos e produtivos: contribuem para a formação de visões e narrativas contra hegemônicas sobre a cidade e para a experimentação de novas formas de democracia urbana. Com base nessa premissa, o curso discute intersecções entre a memória e a construção territorial coletiva (ou coprodução do território urbano) rumo à justiça epistêmica e socioespacial. A Rocinha – território pesquisado, vivido e experimentado pelos professores e professora do curso – opera como uma janela para reflexões mais globais sobre a contribuição dos territórios periféricos para debates sobre políticas urbanas e normativas participativas e inclusivas (por exemplo, a lei assistência técnica) que estejam embasadas por noções de justiça, inclusão social e Direito à Cidade.
- Arquitetura, Cidade, Filosofia e o seu patrimônio arquitetônico e urbanístico.
A ideia do curso é refletir sobre o significado do patrimônio arquitetônico e urbanístico construído e nossa sociedade contemporânea, a partir da reflexão de filósofos e pensadores do nosso presente próximo, tais como; Karl Marx, Antônio Gramsci, Martin Heidegger, Michel Foulcault, Jürgen Habermas, Perry Anderson, Thomas Piketi, David Harvey Pierre Dardot, Christian Laval, Gregoire Chamayou e Shoshana Zuboff. A reflexão procura entender o papel contemporâneo da memória, do patrimônio construído, sua capacidade de interação identitária, os mecanismos de seleção, eleição e regulação. A proposta pretende também compreender os papéis dos planos e projetos da preservação desse patrimônio na sociedade contemporânea, afirmando a sua dimensão crítica e propositiva. A distinção presente em nossa sociedade fragmentada, alienada e segregada entre ciência, conhecimento e arte deve ser problematizada pela arquitetura e o urbanismo, buscando uma maior interação entre sociedade, técnica, conhecimento e arte.
- De dentro para fora e de fora para dentro: projetando no contexto das mudanças climáticas e da neuroarquitetura
Este curso tem como objetivo facilitar o acesso, o tratamento e a análise de dados públicos georreferenciados na cidade do Rio de Janeiro, de forma a proporcionar a elaboração de análises multidimensionais que abarquem a complexidade e a desigualdade do território urbano.
- Georreferenciamento como ferramenta de análise multidimensional do território urbano.
O curso irá abordar questões contemporâneas relativas ao processo de produção de edificações mais sustentáveis e saudáveis, a partir de uma visão do ciclo de vida (projeto, construção, uso e fim de vida), considerando o contexto de uma economia circular e os desafios relacionados às mudanças climáticas. Será bastante explorado o conceito de Neuroarquitetura e sua importância para o atual contexto, arquitetura junto com a neurociência e psicologia tem muito a oferecer quando queremos projetar espaços restauradores, a ciência auxilia em comprovar que algumas técnicas simples, podem fazer diferença. Podemos utilizar a neuroarquitetura em projetos hospitalares, corporativos ou até mesmo na sua residenciais, atrelado a biofilia e sustentabilidade e neuroarquitetura o arquiteto tem ferramentas atuais para lidar com as novas formas de morar e enxergar o mundo.
- O custo das decisões – Estimativa do custo construtivo na concepção arquitetônica.
Cada decisão tem seu custo. Fazer projeto é tomar diversas e inúmeras decisões. Conhecer os custos das decisões é essencial para evitar o retrabalho dos projetistas e agregar valor ao serviço “projeto”. No curso serão apresentadas as diversas metodologias de estimativa e suas respectivas vantagens e desvantagens. Serão analisados projetos reais, com o objetivo de criar repertório de soluções com foco no custo. Os projetos analisados reúnem experiências da arquiteta no escritório Mareines + Patalano e projetos residenciais publicados no livro HoCo: Density Housing Construction and Costs do a+t research group. Além disso, será compartilhado com os estudantes as experiências da docente no desenvolvimento da calculadora CUG e do aplicativo pró-reforma, que levam para o mercado imobiliário e para o varejo de materiais de construção o custo como insumo para a tomada de decisão.
NAPP
- Introdução ao mapeamento digital – QGIS e outras plataformas de mapeamento digital.
O curso online visa dar um panorama do uso de ferramentas de geoprocessamento e mapeamento digital que apresentam benefícios como: plataformas e software livre e gratuito; compatibilização de diversas etapas do trabalho; gerenciamento de banco de dados e sua espacialização; automação de tarefas complexas e dispendiosas em comparação a outros softwares; aumento da produtividade, organização e qualidade do trabalho.
- Prática de QGIS – do básico ao avançado – aplicado à Arquitetura e Urbanismo (PRESENCIAL)
O curso presencial visa ensinar ao aluno o uso prático do software livre QGIS dos passos básicos aos mais avançados, como: instalação e configurações básicas; importação de arquivos AutoCad e Excel; obtenção, uso e edição de imagens de satélites; obtenção, inserção e edição de dados públicos; criação e edição de geometrias vinculadas a banco de dados; configuração e representação de mapas urbanos; automatização no processo de geração de mapas, memorial e pranchas.