Live do CAU/RJ reúne Yana Inoue, Marcos Terena e Zulu Araújo
Evento gratuito contará com mediação do presidente do Conselho, Jeferson Salazar
17 de julho de 2020 |
|
As cidades brasileiras são, de fato, para todas e todos? Para discutir o assunto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza debate online, na quarta-feira, 22 de julho, a partir das 19h, com lideranças reconhecidas nacional e internacionalmente. O evento é gratuito, mas é necessário realizar inscrição prévia para receber certificado de participação através do link: https://www.even3.com.br/cidadeparatodos/.
A live contará com as presenças da arquiteta e urbanista, militante do movimento asiático em apoio à solidariedade antirracista Yana Inoue; do diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; e do líder indígena Marcos Terena. O debate será mediado pelo presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar.
De acordo com o presidente do CAU/RJ, numa sociedade em que o preconceito se espraia através de diversas vertentes. Para produzir cidades para todas e todos é imprescindível discutir e conhecer quem são esses todas e todos. “Evidentemente, no Brasil, a discriminação contra a parcela da população descendente dos povos escravizados e trazidos da África é a mais contundente. Porém, o preconceito é, inegavelmente, multiétnico e multicolorido”, afirmou. Ainda segundo Jeferson, diuturnamente são encontradas diferentes barreiras estruturais na sociedade que dificultam alcançar o objetivo da construção de uma cidade ideal para todas e todos, e que impactam no exercício da profissão do arquiteto e urbanista. Uma dessas barreiras é o preconceito, que no Brasil, lamentavelmente, tem diversas ramificações: racial, territorial, étnico, gênero, entre outros.
O evento é mais uma iniciativa do CAU/RJ no sentido de enfrentar alguns preconceitos e discriminações citados. A atual gestão criou, assim que iniciou seus trabalhos em 2018, as comissões de Acessibilidade, de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e de Equidade de Gênero, cujas ações reverberam em todas as atividades da autarquia.
Sobre os participantes
Yana Inoue
Arquiteta urbanista pela UFRJ, concluindo especialização Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais/IPPUR-UFRJ. Birracial amarela, 1ª mestiça do seu núcleo familiar imigrante japonês, militante, consciente do “perigo amarelo” em apoio à solidariedade antirracista e contra-hegemônica.
Zulu Araújo
Arquiteto e urbanista, mestre em cultura e sociedade (UFBA), diretor geral da Fundação Pedro Calmon (SecultBa) e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares.
Marcos Terena
Líder indígena que articulou a criação do movimento político que culminou na aprovação da garantia dos direitos indígenas na Constituição de 1988.
Jeferson Salazar
Arquiteto e urbanista com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestrado em Ciências em Arquitetura. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (Sarj) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).
Atualmente é presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.
Serviço
Live: Cidade para todas e todos
Quando: quarta-feira, 22 de julho
Horário: a partir das 18h30
Transmissão e inscrição: https://www.even3.com.br/cidadeparatodos/