Importância dos projetos completos é debatida em reunião preparatória para a II Conferência e 5º Encontro
27 de junho de 2016 |
|
O CAU/RJ realizou sexta-feira (24/06) nova reunião preparatória para a II Conferência Estadual dos Arquitetos e Urbanistas que vai acontecer nos dias 24, 26 e 27 de setembro, e debaterá a importância de planos e projetos completos, sob diferentes aspetos. Também está sendo organizado pelo Conselho o 5º Encontro com a Sociedade, que será realizado no dia 24 de setembro.
Participaram da reunião as arquitetas e urbanistas Dora Alcântara, Sônia Le Cocq d’Oliveira e Margareth da Silva Pereira, além do presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, o secretário executivo da II Conferência e 5º Encontro, Will Robson Coelho, e os Conselheiros do CAU/RJ Claudia Baima, Romão Veriano e Patrícia Cordeiro.
Jerônimo de Moraes voltou a explicar a necessidade de o projeto completo estar em pauta nos eventos. “Precisamos debater o projeto do estudo à construção, em todas as suas etapas e escalas”, afirmou. “O projeto está em crise por várias razões. Uma delas é a Reserva Técnica. Especificar que material será melhor para o cliente faz parte do projeto. Se a função de arquiteto e urbanista se mistura com a de vendedor, desvaloriza-se a ideia central do projeto”, acrescentou.
“O projeto deveria estar no centro das discussões de todas as instituições”, disse a professora do programa de pós-graduação da FAU-UFRJ (Prourb) Margareth Pereira. “Está havendo mudanças em nossa profissão, mas o projeto continua tendo um lugar de destaque para o trabalho do arquiteto e urbanista”, observou. A professora Dora Alcântara concordou com o tema proposto. “Precisamos formar uma cultura para a valorização do projeto”. Já professora do programa de pós-graduação da FAU-UFRJ (Prourb) Sônia Le Cocq ponderou que a responsabilidade e a função social do arquiteto e urbanista deveriam estar entre os temas centrais dos eventos. Outras sugestões de ordem prática também foram propostas. Entre elas, que as entidades e comissões que participam da organização escrevam artigos sobre os temas para nortear os debates.
O CAU/RJ tem realizado uma série de reuniões preparatórias para os eventos, que acontecerão na sede do IAB, no Flamengo, com diversos profissionais e entidades, buscando garantir um debate amplo e plural sobre as principais questões que afetam o exercício profissional e a sociedade. Nas reuniões anteriores, o presidente do IAB, Sérgio Magalhães; o presidente da FNA, Jefferson Salazar; e as arquitetas e urbanistas Maria Elisa Baptista, que organiza a Segunda Conferência Nacional; e a conselheira da UIA Nadia Somekh, também fizeram contribuições.