Guia recém-lançado propõe auxiliar gestores públicos no planejamento das cidades
5 de novembro de 2020 |
|
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS), junto ao Projeto CITinova, lançou, no dia 30 de outubro, o Guia de Introdução ao Planejamento Urbano Integrado e novo módulo dedicado ao tema em sua plataforma web. A divulgação dos novos conteúdos e ferramentas do PCS – todos com o objetivo de apoiar a gestão e o planejamento urbano das próximas candidaturas municipais ocorreu em um evento online, com a participação de arquitetos e urbanistas.
Desenvolvidos ao longo do último ano, os conteúdos e ferramentas recém-lançados gratuitamente apresentam com linguagem didática, objetiva e acessível, um amplo conjunto de informações úteis sobre o assunto, além de uma metodologia com as etapas necessárias para gestores públicos implementarem um Plano Urbano Integrado em nível municipal, que envolve orientações para a formação de um corpo técnico e administrativo coeso, bem como identificação de atores estratégicos, observância das legislações federal e estadual pertinentes, ferramentas e instrumentos urbanísticos disponíveis, e etapas de construção, mobilização e leitura do território. O guia ainda aborda a integração do plano urbano com os diversos planos setoriais, as análises estratégicas envolvidas nesse processo, estendendo-se até a elaboração de projeto de lei para a implantação do planejamento.
O guia foi pensado para todo e qualquer tamanho de município. “Esperamos ajudar as cidades a melhor elaborar os seus planos e reduzir as desigualdades socioespaciais existentes”, explicou Cid Blanco, arquiteto e urbanista da CBJ Planejamento e Moderação, ao fazer a apresentação da publicação.
Na plataforma web, os conteúdos complementam e servem de apoio para o uso de ferramentas como o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e o painel de monitoramento de indicadores, que são capazes de articular um ambiente de capacitação, estímulo, mobilização, informação e organização de atividades, de modo que gestores públicos e sociedade civil possam compreender, elaborar, implementar e monitorar o Plano Urbano Integrado.
“O planejamento integrado é uma oportunidade para fazermos políticas que atravessem governos, que contemplem uma visão de longo prazo”, destacou o coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão
*Com informações da Revista Projeto