Destaques

FreeCAD melhora a bancada TechDraw com seleção múltipla

No desenvolvimento de projetos de arquitetura usando o FreeCAD, é bem provável que você acabe utilizando a bancada TechDraw para fazer o acabamento e finalização dos designs relacionados ao seu projeto. Mas, o que é uma bancada no FreeCAD? Se você nunca usou o software, saiba que estas são interfaces especializadas em determinadas tarefas.

Em um contexto relacionado a CAD e arquitetura, podemos comparar a bancada TechDraw do FreeCAD com os Layouts (ou paperspace) do AutoCAD . É o local onde você monta pranchas e pode criar apresentações e a documentação do seu projeto. Por exemplo, ao utilizar a bancada BIM do FreeCAD, você pode enviar os desenhos 2D gerados a partir do seu modelo 3D para a bancada TechDraw usando uma folha pré-determinada e gerar PDFs em escala.

Alguns dias atrás, essa bancada recebeu uma importante atualização como parte da contribuição de um desenvolvedor chamado Tomas Pavlicek, que habilitou um modo de seleção múltipla para vértices, arestas e faces.

Após ativar o modo de seleção múltipla, é possível editar e manipular partes das suas formas 2D de maneira individual e com mais flexibilidade. Com a possibilidade de selecionar partes individuais das formas no TechDraw, é possível formatar de maneira segmentada partes da sua documentação. Por exemplo, é possível selecionar linhas e alterar propriedades como forma e cor diretamente na bancada.

Isso é muito útil na formatação de projetos que exigem propriedades únicas para linhas, como tipos diferentes para representar projeções.

Quer aprender a usar o FreeCAD? No Solare, temos o curso de BIM com FreeCAD, que aborda o uso da bancada BIM, onde é possível fazer a modelagem 3D dos seus projetos diretamente no software e gerar a documentação 2D usando como base a estrutura tridimensional. O curso é ministrado pelo próprio desenvolvedor dessa bancada, o arquiteto Yorik van Havre. O material é gratuito e está disponível em uma playlist no YouTube.

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ indica participante para Câmara Temática de Patrimônio do CAU/BR

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan