Destaques

FNA recebe indicações para Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2023

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) abriu, na segunda-feira, 25 de setembro, inscrições para os prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2023.  As indicações devem ser feitas através de representantes da diretoria e dos sindicatos filiados por meio de ficha on-line. Os indicados passarão pela análise do Conselho Curador do prêmio, a quem cabe a deliberação sobre os vencedores desta edição. Este grupo avaliador é formado pelos membros do Conselho Consultivo da FNA e pela presidente, Andréa dos Santos.

Segundo a presidente do Conselho Curador, Valeska Peres Pinto, é importante que os sindicatos mobilizem os profissionais a fim de indicarem representantes dos seus estados. “Os dirigentes devem buscar referências em sua base associativa, consultando os associados para indicarem profissionais que tenham ações relevantes para a arquitetura e o urbanismo e que mereçam destaque pelas suas atividades desenvolvidas na área, promovendo melhorias para a sociedade e para as comunidades.”

O prazo de inscrições vai até o dia 21 de outubro. A reunião do Conselho Curador, onde serão avaliados os projetos, está agendada para 25 de outubro e a divulgação dos premiados será realizada no dia 26 de outubro. A premiação será entregue aos vencedores durante o 47º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) que, este ano, acontecerá em São Paulo, na segunda quinzena do mês de novembro.

O prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano é o mais antigo realizado entre as entidades profissionais de arquitetos e urbanistas. Tendo sua primeira edição no ano de 2006, a láurea foi criada com o objetivo de reconhecer profissionais de excelência na área, além de destacar iniciativas, ações, projetos ou obras que tenham grande impacto social e político. “É uma tradição da federação reconhecer iniciativas e projetos relacionados ao interesse popular. A premiação visa a apontar profissionais que, através do seu trabalho, destacam a importância da Arquitetura e Urbanismo para o país, assim como valorizam e tornam efetiva a responsabilidade social da profissão. Contribuir para que a cidade seja direito de todos, tem mobilizado esforços que precisam ser reconhecidos e, se possível, replicados. Por este motivo, buscamos destacar profissionais que utilizam seu olhar social para promover igualdade por meio da arquitetura e do urbanismo, mostrando a importância dos projetos de sucesso que colocam em evidência a necessidade de desenvolvimento do país”, reforça a presidente da federação, Andréa dos Santos. Em 2023, o prêmio chega a sua 18ª edição. 

Já o Prêmio FNA foi concebido com o intuito de reconhecer pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais de qualquer área que tenham contribuído para o trabalho da categoria. A honraria foi lançada no ano de 2018 e, atualmente, alcança sua sexta edição.

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada