Destaques

Conselheiros federais tomam posse para gestão 2024/2026

A Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro, Leila Marques; a presidente do CAU Brasil, Nádia Somekh, e a Conselheira Federal Suplente pelo Rio de Janeiro, Denise Vogel.

 

No Dia Nacional do (a) Arquiteto (a) e Urbanista e do aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) comemorado nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, em Brasília, foi realizada a solenidade de posse do plenário do CAU Brasil para a gestão 2024/2026. As arquitetas e urbanistas Leila Marques e Denise Vogel foram empossadas como Conselheira Federal e Conselheira Federal Suplente pelo Rio de Janeiro, respectivamente.

Os (as) conselheiros (as) titulares de 26 Estados e do Distrito Federal e seus suplentes representantes dos CAU/UF e das Instituições de Ensino foram empossados e farão parte da próxima gestão de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026.

Nadia Somekh lembrou da alegria do que o dia representa. “Celebração tripla. Primeiro, que é o nosso dia. Segundo, porque há três anos atrás, nós conselheiros que estamos saindo, tomamos posse na frente do computador. E, o terceiro ponto é a entrega do balanço da gestão que será entregue para todos vocês”.

 

Nadia Somekh

 

Ela ainda saudou os conselheiros e presidentes que antecederam a sua gestão e falou sobre as ações de continuidade e inovação que estão sendo construídas. “Temos que valorizar a arquitetura, os arquitetos, protegera a sociedade. Então entender o que é o Brasil hoje, o que a gente precisa fazer, o que o Brasil precisa do nosso ofício é algo essencial que eu quero transmitir aos meus colegas que nos sucedem”, afirmou Nadia.

 

Deputada federal Erika Kokay (PT/DF)

 

A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) prestigiou o evento e ressaltou as parcerias com o CAU e o processo de valorização da Arquitetura. “Eu diria que eu tive uma alegria muito grande de poder cruzar o meu mandato com um CAU, inclusive na elaboração do projeto microempreendedor profissional. Nós precisamos vencer todas as resistências para dizer que estamos ali construindo um processo de valorização de quem tem as suas atividades como profissionais liberais. Essa ideia do MEP surgiu no CAU, ela surgiu do Conselho e é no Concelho que nós vamos fazendo o recorte das nossas próprias posições. Não dá para falar e para pensar ou emitir qualquer relatório, qualquer parecer sobre qualquer coisa que diga respeito à cidade e aos conselhos sem escutar o CAU. Nós estamos com o CAU fazendo tantas parcerias do ponto de vista da assistência para a população de baixa renda para que nós possamos ter uma cidade onde a gente se encontra, mas onde também a gente se encontra com a gente mesmo”.

Cristina Evelise, coordenadora da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), mencionou que a quinta gestão foi eleita democraticamente nos dias 16 e 17 de outubro. Com a participação de 119.615 arquitetos (as) e urbanistas com cadastro ativo ela citou que é preciso engajar mais os colegas. “É uma tarefa que fica para os conselheiros tornarem essa comunicação das ações do CAU e também do período de eleições de candidaturas. Para nós da comissão eleitoral nacional é uma honra podermos prestar esse serviço aos nossos pares e aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das unidades na federação do Distrito Federal e ao CAU Brasil”.

 

Cristina Evelise, coordenadora da CEN

 

O plenário do CAU Brasil é formado por 28 titulares e 28 suplentes, totalizando 56 cadeiras. Na nova gestão, onze delas serão ocupadas por mulheres, uma a mais do que no atual mandato. Já entre os cargos suplentes, este número caiu de 14 para 13. Assim, a representação feminina no plenário da autarquia federal não se alterou do ponto de vista numérico, com 24 mulheres.

Na ocasião, Neilton Dorea Rodrigues, conselheiro eleito pelo estado da Bahia foi empossado como presidente interino entre os dias 1º e 18 de janeiro, e também sua suplente a conselheira Loris dos Anjos Almeida Brantes.

 

Dia do Arquiteto

A data foi incluída no calendário oficial por meio da Lei nº 13.627/2018 que coloca a data no calendário oficial brasileiro e coincide com três homenagens: o reconhecimento aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, a data de fundação do CAU, em 2011, e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a Arquitetura brasileira referência para todo o mundo.

Leia matéria relacionada:

Gestão 2024/2026: Conheça os (as) novos (as) conselheiros (as) federais que tomam posse dia 15 de dezembro.

 

Fonte: CAU Brasil

MAIS SOBRE: cau br gestão posse

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada