Conheça os vencedores do Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde
14 de agosto de 2020 |
|
Dez projetos foram premiados no Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde. Oito, na categoria Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social e duas, em Defesa da moradia como promoção de saúde. Cada proposta receberá R$ 10 mil, que deverão ser reinvestidos em ações de combate ao novo coronavírus, visando a mitigação de seus impactos sociais e sanitários.
Leia a súmula do julgamento dos recursos
“Ficamos satisfeitos com as propostas e com a repercussão do prêmio porque isso mostra a importância do protagonismo dos grupos nesse momento. São eles que têm trazido as respostas mais enfáticas para o enfrentamento da pandemia”, afirmou a coordenadora da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) do CAU/RJ, Maíra Rocha.
Além dos projetos vencedores, os trabalhos do G.R.E.S. Grupo dos 15, Casa da Lídia e do SOS Providência, Morador Monitor receberam menção honrosa. Ao todo, foram enviadas 34 propostas para o concurso. A iniciativa da Comissão de Athis do CAU/RJ tem o objetivo de promover a Athis como estratégia para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Conheça os projetos vencedores:
Programa Social Sim! Eu Sou do Meio
Título do trabalho: Pias para todos – Vidas Periféricas Importam!
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
O projeto pretende ampliar a instalação de pias comunitárias em bairros de extrema vulnerabilidade social em Belford Roxo. Duas pias já estão sendo instaladas próximo à estação de trem e à feira livre do município. Também está prevista campanha de conscientização sobre o distanciamento social.
OPPHUS e Rocinha Sem Fronteiras
Título do trabalho: Intervenções no âmbito da Assistência Técnica para a promoção de melhorias habitacionais em assentamentos informais.
Categoria: Defesa da moradia como promoção de saúde
O projeto pretende aplicar as soluções encontradas na realização de duas assistências técnicas já realizadas, na Rocinha e no Morro do Palácio (Niterói), para outras 15 moradias. Um dos principais objetivos é melhorar a qualidade de vida dos moradores e ajudar no combate à Covid-19 e a problemas crônicos de saúde, como tuberculose, associados a condições inadequadas de ventilação e insolação dos compartimentos.
EMAU Abricó
Título do trabalho: Ponto de Apoio de Higienização Comunitária.
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
O projeto consiste na construção de um ponto de higienização comunitária em Indiana, favela do Complexo do Borel. A estrutura possibilita higienização pessoal e limpeza de espaços comuns, como os becos e vielas. Será instalado sistema de captação de água da chuva para reuso e haverá área dedicada à divulgação de informações de conscientização sobre a pandemia.
Casa Amarela Providência
Título do trabalho: Lave as Mãos – Pias e Sabão Ecológico no Morro da Providência.
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
O projeto “Lave as Mãos” instalou 65 pias e caixa d’água para o combate da pandemia da Covid-19 no Morro da Providência. Todas as pias têm sabão artesanal fabricado na Providência, com reaproveitamento de óleo de cozinha. O projeto prevê a manutenção das pias, das garrafas de sabão e de canos atingidos por operações policiais, além da produção de 3 mil litros de sabão.
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas
Título do trabalho: O MLB e a luta pelo direito à moradia, à reforma urbana e à saúde Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
O movimento pretende ampliar a rede de informações sobre a proteção contra o vírus e a direitos da população, dar continuidade ao projeto de alfabetização Alfa, realizado em Duque de Caxias, na modalidade a distância para 20 alunos e distribuir cestas básicas às famílias atendidas pela Rede Solidária.
Rede Ecológica campo e cidade se dando as mãos
Título do trabalho: Campo, favela, baixada e a rua de mão dadas contra o Corona e a Fome Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
Após o início da pandemia, a Rede Ecológica se engajou na Campanha Campo e Favela contra o Corona e a Fome, que busca, de modo solidário, doar alimentos agroecológicos aos territórios fragilizados. A rede pretende fortalecer a comunicação da campanha e alavancar ações de agricultura urbana e/ou a produção de alimentos em assentamentos rurais de Reforma Agrária.
Associação de Apoio à Moradia Título do trabalho: Manoel Congo Viva! Categoria: Defesa da moradia como promoção de saúde
Os objetivos desta proposta são ampliar a atuação do Armazém da Solidariedade Popular contra a Covid-19, que atende desempregados e infectados da ocupação Manuel Congo e famílias sem-teto da Cinelândia; qualificar o Espaço de Cuidados Coletivos e Saúde Integral da ocupação; e promover debate público e crítico sobre a conexão entre precariedade habitacional e vulnerabilidade diante da crise sanitária.
Um Teto para o Meu País
Título do trabalho: Mitigação dos Impactos da COVID-19 nas comunidades mais precárias e invisíveis com apoio da TETO Brasil – Rio de Janeiro
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
A proposta inclui Captação de Águas Pluviais, Banheiros com Biodigestor e Horta Comunitária. Os projetos buscam trazer melhorias de pontos cruciais no combate à Covid-19, como o acesso à água, alimentação e saúde dos moradores, além de contribuir para a melhoria, a longo prazo, da qualidade de vida dos moradores, já que são instalações que se manterão na comunidade.
FAFERJ
Título do trabalho: Centro Comunitário – Comunidade da FICAP (Pavuna, RJ)
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
Construção de centro comunitário na comunidade Ficap, na Pavuna, por meio de técnicas alternativas. O espaço pretende oferecer cursos livres, profissionalizantes, pré-vestibular e cursos de geração de emprego e renda, ações promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida da população. Durante a pandemia, o local será usado como base para consultas médicas e prestação de serviços de saúde.
União por Moradia Popular
Título do trabalho: Fortalecendo a Rede de Solidariedade da UMP-RJ Contra a Covid-19
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
A proposta busca fornecer apoio material às famílias que integram a UMP-RJ em situação de vulnerabilidade alimentar, a disseminação de informações sobre a Covid-19 e a ampla conscientização sobre as interfaces entre a atual crise de saúde e a luta histórica pelo direito à moradia digna, fortalecendo a visão crítica da população pelos seus direitos.
Menções honrosas
G.R.E.S. Grupo dos 15
Título do trabalho: Casa da Lídia
Categoria: defesa da moradia como promoção de saúde.
O projeto Casa da Lídia tem por objetivo oferecer melhoria nas condições de vida aos moradores que se encontram em condições de extrema vulnerabilidade social no Morro do Arroz e da Chácara, em Niterói, por meio de Athis. A casa foi escolhida porque as instalações de água e esgoto se encontravam em piores condições.
SOS Providência
Título do trabalho: Morador Monitor
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social
O Morador Monitor é uma ferramenta de comunicação comunitária que auxilia a gestão territorial durante o período do isolamento social, reunindo informações e demandas da população e diagnóstico das áreas do Morro da Providência.