Institucional

Conheça a nova presidência do CAU/RJ para a gestão 2024-2026

Os vice-presidentes do CAU/RJ Carlos Abreu e Isabel Rocha, o presidente do CAU/RJ Sydnei Menezes, e os vice-presidentes do CAU/RJ Michelle Beatrice e Aníbal Sabrosa

 

Na última Reunião Plenária Ordinária do CAU/RJ de 2024, no dia 9 de janeiro, foram eleitos o novo presidente, Sydnei Menezes, e os vice-presidentes do CAU/RJ, Michelle Beatrice Fernandes, Isabel Rocha, Aníbal Sabrosa e Carlos Abreu, para a gestão 2024-2026. No CAU/BR, o Rio de Janeiro é representado pela Conselheira Federal Leila Marques e pela Conselheira Federal Suplente, Denise Vogel.

Nos três anos da sua gestão à frente do CAU/RJ, Sydnei Menezes tem o compromisso de, além de valorizar o arquiteto e urbanista, sugerir soluções eficientes para o bem-estar do carioca e do fluminense. Propostas urbanísticas, aliadas à preservação do meio ambiente e que sejam auxiliares na prevenção de inundações, assim como o acompanhamento de questões que impactam o dia a dia das cidades, como acessibilidade nas calçadas, são alvos do olhar atento do novo presidente. Questões relativas às favelas e suas complexidades, novos modelos de mobilidade urbana, são outras prioridades da gestão.

Conheça os novos membros da presidência e do Conselho Federal:

Sydnei Menezes – Presidente

Presidente da Gestão Fundadora do CAU/RJ (2012-2014), é servidor municipal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. É pós-graduado em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo IPPUR /UFRJ; Desenho e Gestão do Território Municipal PUC/CAMP/SP; Preservação Ambiental da Cidade BENNETT/RJ; e em Curso Roteiro Histórico de Geografia Urbana Universidade do Porto, Portugal.

Ocupou os cargos de: Assessor chefe da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Chefe de gabinete Subsecretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente FPJ; Chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; Assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo da Cidade do RJ; Secretário executivo do Conselho Municipal de Política Urbana da Cidade do Rio- COMPUR; Diretor de Projetos e Obras da Cia Estadual de Habitação CEHAB; Diretor de Planejamento e Projetos da Fundação Parques e Jardins.

Michelle Beatrice – Vice-presidente

Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett/RJ, é proprietária da MICA Arquitetura desde 2017, onde atua como diretora, gerenciadora, empreendedora e mentora na área de arquitetura. Possui certificação PMP (Project Management Professional) desde 2013. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de infraestrutura e projetos aeroportuários. Liderou equipes em empresas como a Promon Engenharia e Intertechne, atuando em projetos de infraestrutura de grande porte, como o Aeroporto de Guarulhos, Congonhas, Metrô de Salvador etc.

Possui experiência em supervisão, desenvolvimento e implantação de projetos nos setores de infraestrutura, mineração e indústria de processo, com foco em implantação de projetos de infraestrutura, tais como: plano diretor, implantação geometria, terraplenagem, arruamento e pavimentação, drenagem pluvial, contaminada e oleosa, sistemas de redes externas de esgoto sanitário e abastecimento de água, instalações prediais, urbanização e paisagismo.

Experiência em supervisão de equipe de infraestrutura, contatos com clientes e interface com demais áreas, controle de recursos financeiros e liderança de recursos humanos.

Isabel Rocha – Vice-presidente

Formada pela Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí em 1977 (UGB/FERP); pós-graduada em Desenvolvimento Urbano – VIII CEMUAN (IBAM/RJ, 1978) e em Arte e Arquitetura no Brasil (PUC/RJ, 1984) com o trabalho final publicado na Revista Gávea, nº 1,1985. Mestre (2007) e Doutora (2012) pelo Programa de Arquitetura da UFRJ, com tese indicada para premiação pelo CAPES. Professora no UGB/FERP nas disciplinas de História da Arquitetura e História da Arquitetura Brasileira e de Técnicas Retrospectivas (Restauro), entre os anos de 1979 e 2020. Responsável pelo Museu Casa da Hera (Vassouras, RJ) entre 1984/2004. Atuou no Escritório Técnico do IPHAN no Vale do Paraíba entre 1984 e 2003, onde se aposentou em 2019. Acompanhou diversas obras de restauro no Vale do Paraíba e no Estado. Possui diversos trabalhos publicados sobre arquitetura, restauro, Vassouras, patrimônio histórico e inúmeros projetos de restauro. Aposentada, fez o Curso de Perito Judicial no CONPEJ e se dedica à consultoria.

Aníbal Sabrosa – Vice-presidente

Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula (1988). Sócio fundador da RAF Arquitetura (1989-RJ e 2010-SP) e responsável pelas áreas comercial e de design; co-fundador (2000) da AsBEA-RJ e presidente no triênio 2007/2010, onde atualmente é diretor de relações institucionais. Foi conselheiro do CAU/RJ na primeira gestão. Associado da Associação dos dirigentes do mercado imobiliário (ADEMI) e do Green Building Council (GBCBrasil). Co-autor do livro RAf Arquitetura (2017).

Carlos Abreu – Vice-presidente

CEO da Senior Consultoria RJ. É arquiteto e urbanista pela UFRJ (1986), com cursos de extensão em Engenharia Econômica. Especializou-se em planejamento imobiliário, análises de mercado e engenharia de avaliações. Há 33 anos fundou a empresa Senior Consultoria. Desde então atua como diretor técnico em consultorias especializadas e na avaliação de incorporações, empresas, grandes conglomerados, shoppings, hotéis e imóveis em geral, atuando destacadamente no atendimento das principais empresas públicas e privadas, instituições financeiras e fundos de previdência.

A Conselheira Federal Leila Marques, a ex-presidente do CAU/BR, Nádia Somekh, e Conselheira Federal Suplente Denise Vogel

 

Leila Marques – Conselheira Federal

Graduada em arquitetura e urbanismo (1985) pela UFF, fez Licenciatura em Construção Civil e Pós-graduação em Gestão Pública. É mestra em Desenvolvimento Sustentável e doutora em Desenvolvimento Local, ambas pela Universidade Augusto Motta, UNISUAM. Servidora Pública Federal, desde 1984, no cargo de arquiteta e urbanista, na Seção de Projetos do CEFET/RJ. Diretora-Presidente da Associação dos Servidores do CEFET/RJ, de 2004 a 2012. Conselheira estadual do CAU RJ de 2018 a 2020 e de 2021 a 2023. Autora e organizadora de livros. A última publicação foi “Cidades Vacinadas: ensaios urbanos e ambientais para um Brasil pós-pandemia”.

Denise Vogel – Conselheira Federal Suplente

Possui larga experiência em planejamento urbano e regional, gestão e licenciamento ambiental de grandes projetos de investimentos nas áreas de energia renovável, petróleo & gás, complexos industriais, empreendimentos estratégicos imobiliários e de infraestrutura urbana. Como urbanista coordenou e atuou no desenvolvimento e implementação de importantes planos setoriais junto aos órgãos governamentais, com destaque para HABITAR BRASIL BID, Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro, Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Guanabara, Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais, UHE Estreito, além de Planos Diretores Municipais pela FGV Projetos e FGV Consulting. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo em diferentes instituições acadêmicas no Brasil e em cursos de Master of Business Administration da Fundação Getúlio Vargas na área de Projetos Turístico-Hoteleiros. Atuação em linhas de pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Teorias Urbanísticas, Projetos Habitacionais de Interesse Social e Planejamento Ambiental. É certificada pela École Hôtelière de Lausanne/UNESA atuando em projetos de viabilidade de grandes empreendimentos temáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RJ indica participante para Câmara Temática de Patrimônio do CAU/BR

Confira o vídeo de 60 dias da nova gestão do CAU/RJ

Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, retribui visita à presidente do IAB-RJ, Marcela Abla