Destaques

Como desenhar folhas para impressão no QCAD?

Mesmo com os avanços em modelagem 3D e BIM, muitos arquitetos e escritórios ainda consideram as ferramentas CAD como o principal meio de materializar suas ideias. Elas oferecem uma forma familiar e ágil de criar documentação técnica, especialmente quando se precisa submeter projetos para aprovação. A variedade de opções para desenvolver projetos em CAD é vasta, e se você deseja abandonar o AutoCAD, existem alternativas promissoras em todos os níveis, como o QCAD, o LibreCAD, o BRL-CAD, entre outros.

Para quem deseja aprender a utilizar o QCAD, o Solare oferece um curso gratuito de QCAD para arquitetura disponível neste endereço. Com o intuito de enriquecer o aprendizado, frequentemente compartilhamos atualizações e dicas para ampliar seu domínio sobre o QCAD. Uma característica notável do QCAD é a capacidade de usar expressões em diversas caixas de texto que aceitam entradas numéricas.

Mas como isso pode ser útil? Um exemplo prático é o desenho de pranchas escaláveis para impressão e a criação de modelos para seus projetos.

Suponhamos que desejemos usar como referência uma folha de tamanho A2 (594x420mm) com desenhos na escala 1:50. Ao criar o contorno dessa folha no QCAD, consideramos:

  • Tamanho em milímetros convertido para metros → (0.594 X 0.42)
  • Escala

Para desenhar a folha no QCAD, utilizamos um retângulo com dimensões definidas e, na barra de contexto, inserimos a seguinte expressão:

  • Largura: 0.594*50
  • Altura: 0.42*50

Esse retângulo simboliza a margem externa de uma folha A2 na escala 1:50. Precisa adaptar a outra escala? Simplesmente atualize a expressão com o valor correspondente à nova escala.

Essa técnica permite alterar o tamanho da folha sem interferir na escala do desenho. O design pode ser reposicionado na folha em várias escalas. Após delinear a borda externa, insira a margem interna e o carimbo, e sua prancha estará pronta.

MAIS SOBRE: BIM qcad Solare

OUTRAS NOTÍCIAS

Anuidade do CAU 2024: Confira valores e descontos especiais para arquitetos e urbanistas

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023 é celebrado com balanço do ano e premiações

Conselheiros federais tomam posse para gestão 2024/2026