Comissões de Política Urbana e Ambiental do CAU promovem evento sobre produção informal do ambiente construído
21 de outubro de 2019 |
|
O próximo Seminário Regional das Comissões de Política Urbana e Ambiental do CAU tem como tema “A produção (in)formal do ambiente construído”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de novembro, na sede do CAU/RJ. Além de palestras e mesas-redondas, a programação conta com visitas técnicas à Vila Autódromo e ao Parque Olímpico. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do formulário eletrônico.
O objetivo do seminário é discutir a produção de cidade pelo mercado imobiliário, mas também através de novas lógicas de regulação dos territórios que aparecem em um ambiente de suposta informalidade. Além disso, outra proposta do evento é debater as potencialidades emergentes e inovações que surgem nestas áreas populares e em contexto de conflito, para uma agenda propositiva de qualificação urbana.
Para o arquiteto e urbanista e coordenador da Comissão de Política Urbana do CAU/RJ, Lucas Faulhaber, é necessária um reflexão profunda sobre a dicotomia recorrentemente acionada de formalidade e informalidade urbana. “A quem interessa esse discurso? A formação das cidades brasileiras é muito mais complexa do que essa suposta dualidade. Devemos reunir arquitetos e urbanistas, profissionais de outras áreas do conhecimento e representantes da sociedade civil para suscitar esse debate”, explicou.
A programação do seminário começa com a ida à Vila Autódromo e ao Parque Olímpico, às 9h. A ideia da visita é apresentar a produção do ambiente construído fomentado pelo mercado e o Estado, seus impactos na vida e nas novas formas de morar da região, após a desocupação para os Jogos Olímpicos no Rio. Em seguida, já na sede do CAU/RJ, duas mesas-redondas fecham os debates. A primeira discutirá “As novas faces da informalidade urbanística” e a última, “As emergências nos territórios populares”. Confira a programação completa: