Destaques

Comissão de Política Urbana do CAU/RJ promove reunião aberta para discutir o modelo de concessão do Jardim de Alah

A Comissão Especial de Política Urbana do (CPU) do CAU/RJ promove reunião extraordinária, na quarta-feira, dia 11, a partir das 16h, para debater o futuro do Jardim de Alah, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O encontro, aberto ao público, terá como foco dois temas: concessão e tombamento.

Além dos arquitetos e urbanistas Miguel Pinto Guimarães e Sergio Conde Caldas, autores do projeto de requalificação do parque, foram convidados representantes do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da Associação Jardim de Alah, da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) e da Associação de Moradores Cruzada São Sebastião (Amorabase).

A reunião acontecerá na sede do CAU/RJ, na Av. República do Chile, 230, 23º andar, Centro. Para participar, os interessados devem preencher formulário de eletrônico online: https://bit.ly/debatejardimdealah. As vagas são limitadas a capacidade do espaço.

Requalificação e concessão por 35 anos

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, no dia 21 de agosto, que o Consórcio Rio + Verde venceu a licitação para recuperar e manter o Jardim de Alah pelos próximos 35 anos. O investimento previsto é de R$ 85 milhões.

O projeto de requalificação do espaço prevê estacionamento subterrâneo, quiosques, um novo parcão, playground para crianças de 4 a 12 anos, duas quadras poliesportivas, três novas passagens de pedestres interligando os dois lados do canal, entre outras melhorias.

Para área urbanizada, que deve ficar pronta em cerca de um ano e meio após autorização das obras, estão previstos calendário de eventos permanentes, entre eles a comemoração do Dia de São Sebastião.

Apesar de todos concordarem sobre a necessidade de requalificação do Jardim de Alah, há críticas quanto ao modelo de concessão empregado pela prefeitura. Em março, a Associação de Moradores e Amigos do Jardim de Alah lançou abaixo-assinado contra proposta do Executivo municipal, que entende não proteger o patrimônio público ambiental e cultural, nem se preocupa com os possíveis impactos negativos na vizinhança.

 

Debate sobre concessão e patrimônio do Jardim de Alan
Quando:
11 de outubro
Horário: a partir das 16h
Local: sede do CAU/RJ
Endereço: Av. República do Chile, 230, 23º, Centro
Inscrições pelo Sympla: https://bit.ly/debatejardimdealah

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada