CAU/RJ é, mais uma vez, alvo de fake news
Post do Conselho em Instagram é tirado de contexto e leva desinformação a arquitetos e urbanistas
3 de dezembro de 2019 |
|
O que deveria entreter se tornou ferramenta de desinformação. Post do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) no Instagram (IG), publicado sexta-feira, 29 de novembro, foi manipulado e retirado de contexto com objetivo de jogar arquitetas e arquitetos e urbanistas contra o Conselho. Apesar da tentativa de arranhar a imagem da autarquia, usuários do IG curtem conteúdo do CAU/RJ.
As redes sociais foram tomadas, na última semana, por metas para 2020. Um dos grandes influenciadores foi o perfil do IG @metasde2020, criado por Ramires Dantas. A página contabiliza mais de 1,6 milhão de seguidores até o momento. Pegando o gancho da brincadeira, o CAU/RJ publicou quatro metas do arquiteto e urbanista para 2020: 1) Não virar noite fazendo projeto; 2) Não ter esperança de que o projeto vai ser aprovado de primeira; 3) Não fazer contratos verbais; e 4) Desfilar na ala de arquitetos e urbanistas da Unidos da Tijuca. Apesar de o texto da descrição do post dizer, claramente, que se tratava de uma brincadeira, o conteúdo foi descontextualizado e publicado, em outra rede social, com a sugestão de que a meta da direção do CAU/RJ é desfilar na Unidos da Tijuca. A informação manipulada contradiz as metas oficiais do plano estratégico do CAU/RJ para o ano de 2020, aprovado em plenário e encaminhado para homologação do CAU/BR.
Não é a primeira vez que a atual gestão do CAU/RJ é alvo de fake news. Em dezembro de 2018, foi publicada enquete sobre a transferência da sede do Conselho para o imóvel do antigo Colégio Jacobina, em Botafogo. A pesquisa foi compartilhada em diversas páginas do Facebook e em grupos de WhatsApp, espaços em que a autarquia não está presente. Nas redes sociais, os autores da enquete afirmaram que “75% dos arquitetos preferem a sede do CAU/RJ transferida para um imóvel do Patrimônio Cultual (sic)”. No entanto, apenas 160 pessoas participaram da pesquisa, nem todas com formação em Arquitetura e Urbanismo. Clique aqui para ler nota de esclarecimento publicada pelo CAU/RJ na ocasião.
O CAU/RJ lamenta os constantes ataques que vem sofrendo, muitas vezes com a disseminação de inverdades, com objetivo de desqualificar o trabalho da atual gestão. Apesar da insistência, a autarquia seguirá firme em suas atividades, focada na valorização da profissão, na democratização dos serviços de arquitetura e urbanismo e na defesa da sociedade.