CAU/RJ e Associação Peneira lançam 2ª episódio da minissérie Dia a Dia
Produção discute saneamento pela perspectiva de três mulheres com experiências distintas na cidade do Rio de Janeiro
25 de agosto de 2020 |
|
O episódio Saneamento, segundo da minissérie Dia a Dia, estreia nesta quinta-feira, 27, às 18h30, com exibição seguida de debate. A live será transmitida pelo Facebook e Youtube do CAU/RJ, além do ArqIFFTube, canal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), parceiro do evento.
O debate conta com a participação da professora Suyá Quintslr, do IPPUR/UFRJ; da professora Silvana Castro, do IFF de Campos; e da estudante Marcella Gelio, extensionista do projeto Tecnologia Social em Assentamentos da Reforma Agrária (Tecsara), do Soltec. A mediação ficará a cargo da roteirista e pesquisadora da minissérie, a arquiteta e urbanista Ximena Cabello.
Produzida pela Associação Peneira, com patrocínio do CAU/RJ, Dia a Dia é uma minissérie de três médias-metragens. Cada episódio aborda tema caro à temática do direito à cidade: habitação, saneamento e mobilidade, através da visão e do cotidiano de três mulheres que vivem em regiões do Rio de Janeiro totalmente distintas, Realengo, Barra da Tijuca e morro Santo Amaro (Catete).
“No episódio Saneamento, conversamos com as protagonistas sobre quatro assuntos principais: esgoto, água, alagamentos e lixo. Desta vez, tratamos de questões mais abrangentes, por isso, as filmagens foram feitas tanto na rua quanto nas casas delas”, explicou a diretora da minissérie, Gabrielle Rocha. “As diferenças entre os lugares são bem grandes, não só entre as casas, mas nos locais que elas frequentam. Na relação com o lixo, por exemplo, enquanto em alguns lugares são os próprios moradores que fazem a limpeza, em outros, não se vê lixo porque tem sempre alguém para recolher”, acrescentou.
“O saneamento tem uma escala muito diversa. Eu o vejo como as veias do corpo, que estão escondidas, mas são essenciais para a vida. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente essa importância. É fundamental que nós, arquitetas e urbanistas, debatamos como incorporamos esse assunto ao planejamento da cidade, na nossa ideia de habitação e no cotidiano”, opinou a roteirista Ximena Cabello. “Eu sou chilena, e o Chile é o único país do mundo que tem os serviços de água privatizados. Precisamos debater a universalização do serviço, de fato, e o saneamento como parte da democratização da cidade”, completou.
A minissérie Dia a Dia é um projeto especial da Comissão de Política Urbana (CPU) do CAU/RJ que lançou, no ano passado, chamada pública com esta finalidade. O objetivo, segundo a conselheira Luciana Ximenes, que integra a CPU, era falar dos temas centrais da política urbana de uma forma que chegasse não só aos arquitetos e urbanistas, mas a um público mais amplo, como os estudantes de arquitetura e urbanismo e outros cursos ligados à temática, mas também, a alunos do Ensino Médio e Fundamental. “Foi uma feliz surpresa ter encontrado a Associação Peneira, que propôs colocar três mulheres como protagonistas e acompanhar o cotidiano delas. O filme foi uma construção entre a comissão e a produtora, com muito diálogo”, ressaltou a conselheira.
O primeiro episódio da minissérie, Habitação, foi ao ar no dia 21, em live com a participação de Paula Santoro (USP); Nubia Nemézio (Unisuam) e Melissa Alves (FAU lá do Povo) e mediação da conselheira Luciana Ximenes. O debate está disponível em:
Conheça as participantes do debate sobre Saneamento:
Marcella Gelio: graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ), tendo trabalhado no projeto Tecnologia Social em Assentamentos da Reforma Agrária. Atua principalmente nas áreas de Tecnologia Social, Extensão Universitária e Saneamento Ecológico.
Silvana Castro: arquiteta e urbanista (USU), especialista em Gestão Municipal (FGV), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM). Professora de arquitetura e urbanismo do IFF e do ISECENSA. Foi arquiteta da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, onde atuou como diretora técnica da Empresa Municipal de Habitação e Saneamento (EMHAB), gerente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campos (IPPUCAM) e Secretária Municipal de Planejamento, quando coordenou a elaboração do Plano Diretor Participativo de 2008.
Suyá Quintslr: professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Águas Urbanas (LEAU/Observatório das Metrópoles) e do Grupo Espaço e Poder. Associada ao Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).
Ximena Cabello: arquiteta (U. de Chile), mestre em urbanismo (Prourb/UFRJ), especialista em Arquitetura Sustentável (PUC) e Planejamento e Política Urbana (IPPUR/UFRJ). Roteirista e pesquisadora da minissérie Dia a Dia. Atualmente, é diretora de arquitetura na Fundação Junto al Barrio no Chile.
Próxima live:
Mobilidade
Sexta, 4 de setembro, 16h
Com a participação da professora da UFF Fernanda Sanchez, representante da Fenea, Fernanda Gomes e a diretora executiva do ITDP Brasil, Clarisse Linke.
Mediação: Gabrielle Rocha, diretora da minissérie
Evento em parceria com a Escola em Transe (UFF)