CAU na sua Cidade leva atividades profissionais e culturais a Campos dos Goytacazes
4 de maio de 2022 |
|
De 25 a 28 de abril, o CAU/RJ esteve em Campos dos Goytacazes com uma programação voltada para arquitetos e urbanistas e estudantes. A estreia do programa CAU na sua Cidade atraiu dezenas de interessados que participaram de oficinas, seminários e atividades culturais distribuídas pelo campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), pela Praça Santíssimo Salvador e pelo Museu Histórico.
“Temos muito interesse em fortalecer a atuação das entidades do interior e apoiar todo o tipo de iniciativa que valorize a cultura local e a prática profissional”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti, na abertura do evento. A mesa de abertura também contou com a presença do Secretário de Urbanismo de Campos dos Goytacazes, Cláudio Valadares; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF, Antônio Godoy; do presidente da Associação Norte-Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), Marcelo Fernandes e da gerente do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, Graziela Escocard. A cerimônia marcou também a abertura da exposição dos Trabalhos Finais de Graduação selecionados em edital do CAU/RJ.
No segundo dia de evento foram realizados dois minicursos: um sobre gestão de escritórios ministrado pela conselheira federal suplente pelo Rio de Janeiro do CAU Brasil e vice-presidente de Aperfeiçoamento Profissional e Intercâmbio da AsBEA-RJ, Sônia Lopes; e outro sobre contratos para arquitetos e urbanistas com o advogado e servidor do CAU/RJ João Balsini e o presidente da Comissão Imobiliária da OAB Campos, Jeferson Creton. O dia também foi marcado pelas rodas de conversa com estudantes; sobre autovistoria e sobre metodologia de cobrança de ISS. A programação contou, ainda, com visita à ocupação Novo Horizonte.
No dia seguinte, foi a vez de discutir plano diretor com os integrantes da Comissão Especial de Política Urbana do CAU/RJ e representantes das prefeituras de Campos, Itaocara, Macaé, São Fidélis e São João da Barra. Também foi a vez de conversar sobre salário mínimo profissional e condições de trabalho no setor público e tirar dúvidas dos profissionais sobre o preenchimento de RRTs. Para encerrar a quarta-feira, o arquiteto e urbanista Ralph Dias bateu um papo com seus colegas de profissão Rafaela Albernaz, Davi Fernandes, Ramon Quintanilha, Pollyana Albernaz, Eduardo Barros e Gustavo Manhães sobre como planejar do jeito certo e ter uma obra sem estresse. A quarta-feira encerrou com uma apresentação do grupo local Chorinho da Lyra e uma homenagem ao maestro Ricardo Azevedo.
O último dia do CAU na sua Cidade começou colocando o público para vivenciar as dificuldades impostas pelos problemas urbanos às pessoas com deficiência. Os participantes puderam experimentar andar pelas ruas com os olhos vendados, bengalas e cadeiras de rodas e relatar suas experiências na Oficina de Acessibilidade. À tarde, foi a vez de resgatar um pouco da história de Campos dos Goytacazes por meio de fotografias trazidas pelos integrantes da roda de conversa Patrimônio Cultural. As fotos formaram um mapa com o patrimônio afetivo da cidade. Os participantes também fizeram uma visita à Lyra de Apollo, onde foi instalada uma placa elaborada por alunos do IFF, que conta a história da sociedade musical.
Seguindo a programação, a roda de conversa Cidadania e Diversidade contou com palestra e atividade interativa na qual os participantes puderam mapear os espaços que ocupam na cidade e refletir sobre a segurança, entre outros aspectos. Em seguida, a arquiteta e urbanista Lídia Martins conduziu oficina sobre aprovação de projetos, compartilhando sua vivência na prefeitura de Campos. O evento encerrou com a apresentação de dança contemporânea, da Movimento Companhia de Dança, intitulada O corpo no espaço e o espaço do corpo.
Em paralelo a essas atividades, a fiscalização do CAU/RJ esteve presente na cidade, incluindo visitas de orientação a escritórios locais. O atendimento aos profissionais foi realizado durante todo o evento, na unidade móvel do Conselho. Durante o CAU na sua Cidade também foram assinados convênios de cooperação com a Anfea e de Assistência Técnica em Habitação Social com o IFF.
Mesa de abertura do CAU na sua Cidade – Campos dos Goytacazes
Curso de Contratos
Roda de conversa metodologia de cobrança de ISS
Oficina sobre emissão de RRT para arquitetos autônomos, empresas e setor público
5 dicas para planejar do jeito certo e ter uma obra sem estresse
Roda de conversa sobre patrimônio cultural
Roda de conversa sobre cidadania e diversidade em Campos