Destaques

Baixe o livro Código de obras e edificações simplificado ilustrado

O conselheiro do CAU/RJ, Rogério Cardeman, disponibiliza gratuitamente livro “Código de obras e edificações simplificado ilustrado. O arquiteto e urbanista compartilha a autoria da publicação com Fernando Bauler e André Arão. Em sua segunda edição, o livro tem como objetivo mostrar como a legislação urbanística, materializada em desenhos, é uma ferramenta de interesse por parte dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo. 

“O planejamento com perfil inclusivo e democrático só pode ocorrer em ambientes político-administrativos abertos, mas os códigos de obras normalmente são entendidos por poucos profissionais, por serem complexos e principalmente por terem sua parte gráfica muito deficiente. No caso do novo código de obras da cidade do Rio de Janeiro, aprovado através da Lei Complementar Nº 198 em janeiro de 2019 (LC 198/2019) não existe nenhum gráfico explicativo que ilustre o texto”, explicam os autores.

A obra traz ainda crítica aos modelos de planejamento urbano nas cidades brasileiras, em especial a cidade do Rio de Janeiro, cuja legislação urbana é reflexo da  aplicação de seus parâmetros edilícios, quando deveria ser o contrário.  

Clique aqui para baixar. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada