Arquitetos e urbanistas enviam depoimentos sobre as eleições do CAU/RJ
22 de janeiro de 2018 |
|
Alguns arquitetos e urbanistas, representantes de entidades enviaram depoimentos sobre as eleições do CAU/RJ. Jeferson Salazar foi eleito presidente do CAU/RJ para gestão 2018-2020 na primeira Reunião Plenária de 2018, no dia 9 de janeiro. Os vice-presidentes são: Lucas Franco, Isabel Tostes, Nadir Moreira e Edivaldo Souza. Confira:
Nivaldo Andrade, presidente do IAB
“Temos plena confiança na capacidade de gestão e na liderança do colega, já demonstradas durante sua atuação como Presidente da FNA, e entendemos que a sua eleição é prova de que as disputas eleitorais já estão superadas no Rio e que as duas principais entidades de arquitetos – IAB e Sindicato – saberão trabalhar juntas em prol da arquitetura e do urbanismo e dos arquitetos e urbanistas fluminenses. Confiamos também que o Conselheiro Federal eleito pelo Rio de Janeiro, Carlos Fernando de Souza Leão Andrade, poderá contribuir significativamente na construção do UIA 2020 RIO, até mesmo pela sua experiência prévia na organização de importantes eventos da área, como o XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos.”, afirmou.
Haroldo Pinheiro, ex-presidente do CAU/BR
“O CAU/RJ deu um exemplo de entendimento e maturidade acima de disputas nas últimas eleições, ao unir as duas chapas que apresentaram propostas similares e formar a maioria que dará suporte técnico e político ao colega Jeferson Salazar no exercício da presidência do Conselho no Rio de Janeiro.
O Jeferson foi fundamental no processo de aprovação da lei 12.378/2010 (que criou o CAU) e exerceu papéis relevantes na implantação do Conselho no Brasil — como coordenador do CEAU-CAU/BR e como membro da comissão mista CAU/BR+Confea que está tratando da harmonização das legislações profissionais da Arquitetura e da Engenharia.
Os bons conhecimentos que detém sobre o ensino e a prática da profissão, aliados ao respeito que adquiriu entre os demais dirigentes das entidades de arquitetos e urbanistas por sua lealdade e dedicação, o credenciam fortemente e nos permitem acreditar que realizará um brilhante mandato, com ganhos para a arquitetura carioca e brasileira.”
Pedro da Luz, presidente do IAB-RJ
https://
Luiz Fernando Janot, arquiteto e urbanista, ex-Conselheiro Federal do CAU pelo Rio de Janeiro
https://
Mariana Estevão, arquiteta e urbanista, fundadora da Ong Soluções Urbanas
https://
Miriam Addor, ex-presidente da Asbea
“Conheci o Jeferson Salazar em 2015, quando eu estava presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e o Jeferson estava presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA). Nossa convivência foi bastante rica na troca de ideias e pontos de vista, às vezes não convergentes, sobre as questões do exercício profissional, mercado de trabalho dos arquitetos, concursos públicos de projeto e reconhecimento de nossa profissão, entre tantos outros. Apesar de, naquela época, ele representar os sindicatos e nós representarmos uma entidade que defende os interesses dos escritórios de arquitetura, pudemos trabalhar em equipe durante as reuniões do CEAU-CAU/BR.
O CEAU do CAU/BR é composto pelos presidentes das entidades de arquitetura e urbanismo que formaram o CAU. Assuntos como concurso público de projetos, normas técnicas, exercício profissional, sempre tiveram ressonância entre nós. Trabalhamos intensamente para defender os interesses dos arquitetos na Norma de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Técnicos -arquitetônicos e urbanísticos – que foi homologada em 2017. Creio que, com sua formação de arquiteto e urbanista, o colega Jeferson tem um enorme preparo técnico para conduzir o desafiante posto de presidente do CAU/RJ. Alia-se a isso, o cabedal político que ele acumula em anos de militância em nossas entidades profissionais. Desejo a ele e à sua equipe um excelente e produtivo trabalho na condução do CAU/RJ”.
Demetre Anastassakis, arquiteto e urbanista
“Parabéns colega Jeferson Salazar, por ter sabido sintetizar os anseios por um CAU pró entidades.
Passadas as disputadas e emocionantes eleições para o CAU RJ, tiramos importantes conclusões:
• O vínculo às entidades, com pluralidade, prevaleceu…. A maioria esmagadora dos votantes, escolheu Conselheiros que fazem política nas entidades, como IAB e Sindicato, colocando o CAU em sua função orientadora e fiscalizadora do exercício profissional.
• A profissão deve incluir os segmentos da população de rendas mais baixas, excluídas das cidades, nas favelas e periferias distantes;
• O CAU como guia do exercício da profissão, deve colocar na ordem do dia, não só a qualidade e urbanidade da moradia popular nova, mas a urbanização de favelas e loteamentos, a mitigação dos riscos urbanos, e a assistência técnica à construção da moradia.
E finalmente, neste cenário, conseguir fiscalizar, de modo didático e moderno, mas firme”.
Rui Leão, presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP)
O presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), Rui Leão, arquiteto e urbanista de Macau (China), encaminhou na quinta-feira, 18 de janeiro, ofício em que parabeniza Jeferson Salazar, eleito presidente do CAU/RJ para a gestão 2018-2020.
No documento, Leão diz: “Sei que o CAU/RJ tem, nos próximos anos, grandes desafios. Ciente do compromisso e tamanha responsabilidade que tal cargo impõe, gostaria de manifestar toda a minha disponibilidade para apoiá-lo no que considerar necessário e oportuno.”