Na mídia

Arquiteto Vicente Loureiro discute cidades e longevidade em artigo no Nova Iguassu Online

Qual o segredo da longevidade? E como as cidades contribuem para aumentar a qualidade e a expectativa de vida da população? Inspirado na série “Como viver 100 anos: o segredo das Zonas Azuis”, em exibição na Netflix, o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro reflete sobre essas questões. 

Em artigo publicado no site Nova Iguassu Online, Loureiro observa que “em todos os lugares apresentados, há ruas destinadas sobretudo aos pedestres, algumas declivosas ou vencidas por escadarias, levando a locais públicos propícios a encontros e práticas de lazer e entretenimento diversos. São locais onde o jeito pacato esconde uma vida ativa, prazerosa e sem espaço para a solidão. Em todos eles, o fazer cotidiano, além de antídoto contra o estresse, faz acontecer um jeito de viver mais e melhor”.

A série apresenta as cidades de Okinawa, ilha localizada ao sul do arquipélago japonês; Loma Linda, na Califórnia (EUA); Ikaria, na Grécia e Nicoya, na Costa Rica. São localidades distintas, mas em todas, os moradores seguem um padrão de comportamento e cuidados comuns, responsáveis por uma vida mais longa e saudável.

Leia o texto na íntegra aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Presidente do CAU/RJ fala sobre urbanização de favelas ao Voz das Comunidades

Programa Francisco Barbosa entrevista presidente do CAU/RJ sobre construções irregulares

Tarifa zero no transporte público é tema de encontro com o vereador Edson Santos