Destaques

2ª Imersão Solare desafia participantes a projetar cozinha comunitária em prédio preservado

A 2ª Imersão Solare de Softwares Livres para Projetos de Habitação Social começou nesta quarta-feira, 25 de outubro. Cerca de 30 estudantes e recém-formados, de oito instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, vão desenvolver um estudo projetual utilizando softwares livres, na sede do Conselho.

“Nós chamamos de imersão porque é uma forma de apresentar o que são os softwares livres. E nada melhor para isso, do que usar o programa intensamente”, explicou a vice-presidente do CAU/RJ, Tanya Collado. Os competidores terão três dias para desenvolver o estudo, utilizando o software FreeCAD.

Nesta edição, o desafio é elaborar o projeto de um edifício comunitário, incluindo uma cozinha comunitária, e dar novos usos a um prédio de dois pavimentos que pertence à Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Cruz Vermelha.

No primeiro dia de imersão, a vice-presidente do CAU/RJ, Tanya Collado, apresentou as atividades que serão desenvolvidas e falou sobre a importância dos softwares livres, que proporcionam vantagens econômicas, a garantia de autoria intelectual dos projetos, além de benefícios como o tamanho dos programas para sua instalação.

Os participantes puderam conhecer o prédio localizado na região central do Rio. Depois da visita, a vice-presidente Noemia Barradas falou sobre questões relacionadas à preservação do patrimônio. “Como o prédio está numa área de proteção do ambiente cultural, as fachadas e a cobertura devem ser preservadas. Mas é preciso respeitar também as hierarquias, os elementos internos representativos daquela arquitetura, como a escada e o corredor de entrada”, observou.

Participam da 2ª Imersão Solare, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) de Campos dos Goytacazes; da Unisuam; da Universidade Estácio de Sá, campi Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Maracanã; da Universidade Federal Fluminense (UFF); e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os vencedores da disputa serão conhecidos no dia 31 de outubro, durante o 1º Seminário Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia.

A 1ª Imersão Solare foi realizada em março deste ano, durante o CAU no Bairro – Madureira. A iniciativa contou com a participação de cerca de 50 alunos de nove instituições de ensino que desenvolveram projeto básico para prédio de habitação de interesse social em Madureira. A equipe vencedora foi da PUC-Rio.

OUTRAS NOTÍCIAS

Horários de atendimento do CAU/RJ no feriado de São Jorge

CAU/RJ marca presença em seminário promovido pela Firjan

CAU na Mídia: Parceria inédita entre CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias é pauta do site Brava Baixada