Destaques

1º Seminário Solare debate democratização da arquitetura e urbanismo

O CAU Brasil, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, o CAU/RJ, o CAU/RS, o CAU/MG e o CAU/SP realizam o 1º Seminário Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia. Evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório do condomínio da sede do CAU/RJ (Av. República do Chile, 230, mezanino).

A iniciativa tem como um dos objetivos o fomento do uso de softwares livres para o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Para isso, palestras e mesas-redondas reúnem especialistas nacionais e internacionais para discutir avanços recentes na área, com foco na aplicação prática dos programas no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e modelagem 3D baseada na metodologia BIM.

O seminário contará com três palestras principais que discutem a relação dos softwares livres com a democratização da arquitetura, políticas públicas e pesquisas acadêmicas, além do desenvolvimento dos programas. A programação completa e o link para as inscrições serão divulgados em breve.

Paralelamente ao evento, acontece a segunda edição da Imersão Solare. A iniciativa visa divulgar a aplicação dos softwares livres a partir de exemplos práticos. Podem participar da imersão estudantes e egressos das instituições de ensino superior públicas e privadas dos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro, que tenham sido indicados como membros da equipe pelos seus coordenadores de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

O 1º Seminário Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia é uma realização da FNA, Solare, CAU/BR, CAU/RJ, CAU/SP, CAU/RS e CAU/MG, com apoio do CAU/PR, CAU/MS, CAU/BA e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea). 

OUTRAS NOTÍCIAS

Acompanhe a 1ª Reunião Plenária Ordinária 2024 do CAU/RJ, às 16h

Anuidade do CAU 2024: Confira valores e descontos especiais para arquitetos e urbanistas

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023 é celebrado com balanço do ano e premiações