A identidade visual das cidades e seu impacto no desenvolvimento econômico, turístico e na qualidade de vida de seus habitantes é tema do I Congresso Internacional de Paisagem Urbana
O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro em São Paulo e vai contar com a presença, entre outros, de Ferran Ferrer Viana, mentor da campanha “Barcelona, posa’t guapa”, que transformou a cidade em referência urbanística Internacional
12 de novembro de 2015 |
|
Paisagem urbana é a “cara das cidades”. É onde prédios, ruas, edifícios, veículos, sinalizações de trânsito, vegetação, espaços públicos se organizam dentro do perímetro urbano.
Para discutir formas de tornar essa identidade visual mais atraente, transformando as áreas urbanas em lugares menos hostis e mais saudáveis, estarão reunidos em São Paulo especialistas de várias partes do mundo, durante o I Congresso Internacional de Paisagem Urbana.
A ideia é trazer propostas de soluções urbanísticas encontradas por cidades brasileiras, europeias e latino-americanas que possam servir de inspiração a municípios de todos os tamanhos.
O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PAISAGEM URBANA foi idealizado pela arquiteta e urbanista Regina Monteiro, mentora da Lei Cidade Limpa em São Paulo e presidente da ONG ÍCONE – Instituto das Cidades.
A Lei Cidade Limpa transformou São Paulo, a maior cidade da América Latina, em referência mundial em ordenamento e regulamentação da paisagem urbana. A cidade ficou em 4º lugar como “Melhor Prática Urbana” na Expo 2010, em Xangai.
O Congresso é destinado a profissionais que atuam na área de urbanismo, mobilidade, habitação, meio ambiente, setor governamental, estudantes e a todos que querem pensar e discutir as cidades.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.icoul.org, onde estão descriminados os valores e os descontos. As vagas são limitadas.
Palestrantes
Cláudia Grangeiro: Assessora de zonas Olímpicas na preparação do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
Deodato Ramalho: Autor do projeto “Lei Cidade Limpa” de Fortaleza-CE.
Diana Wiesner: Fundadora e diretora da Fundação Cerros de Bogotá, membro do Conselho de Ordenamento Urbano de Bogotá.
Ferran Ferre Viana: responsável pela campanha “Barcelona, posa’t guapa” – Barcelona torne-se bela – que promoveu profundas mudanças na paisagem urbana da capital da Catalunha na época das Olimpíadas de 1992.
Issao Minami: Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é autor de projetos de sinalização urbana em várias cidades brasileiras.
Marcelo Palinkas: Responsável pela formulação da Lei Cidade Limpa da cidade de Ribeirão Preto.
Regina Monteiro: Arquiteta e urbanista, idealizadora da Lei Cidade Limpa de São Paulo. Em vigor desde 2007, a Lei Cidade Limpa transformou São Paulo em referência Mundial em ordenamento e regulamentação da paisagem urbana.
Roberto Zancan: Pesquisador associado da UNESCO, professor da Universidade de Ferrara na Itália, especialista em design ambiental.
Santiado Uzal Jorro: Professor nos programas de mestrado em Gestão das Cidades da Universidade Aberta da Catalunha, coautor do livro Gestão da Paisagem Urbana.
Sara Madueño: Subgerente de desenvolvimento urbano da prefeitura de Lima, coautora do Plano Nacional de Emergências Urbanas do México.
Tereza Sandoval: Presidente do Instituto de Paisagem Urbana de Barcelona.
Serviço:
Evento: I Congresso Internacional de Paisagem Urbana
Quando: 7 e 8 de dezembro de 2015
Horário: a partir das 8h
Local: Auditório Teatro Renaissance – Alameda Santos 2.233 – São Paulo – SP
Texto: Assessoria de Imprensa do Congresso