Último episódio da minissérie Dia a Dia é sobre mobilidade
A estreia ocorre nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 16h, nos canais do CAU/RJ no Facebook e YouTube
1 de setembro de 2020 |
|
O episódio Mobilidade, o último da minissérie Dia a Dia, estreia nesta sexta-feira, 4, às 16h, com exibição seguida de debate. A lançamento ocorrerá nas redes sociais do CAU/RJ (Facebook e Youtube). O evento será transmitido também na 18ª Roda de Conversa da Escola em Transe, iniciativa do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para participar da roda de conversa, os interessados devem realizar inscrição prévia através do link: https://bit.ly/2YWaTIy
O debate conta com a participação da diretora executiva do ITDP, Clarisse Linke; da diretora de relações externas da FeNEA, Fernanda Gomes, além da estudante e pesquisadora de iniciação científica no Laboratório Grandes Projetos de Desenvolvimentos Urbano (GPDU) Pamella Ventura. A mediação ficará a cargo da diretora da minissérie, a arquiteta e urbanista Gabrielle Rocha.
“Mobilidade é o meu episódio favorito porque foi o mais difícil de filmar. Foi gravado na rua, no meio da cidade. Acompanhamos o cotidiano de deslocamento das entrevistadas para ir ao trabalho ou para a faculdade. A gente caminha, pega ônibus, trem, metrô. E a cidade não vai parar para a gente gravar”, contou Gabrielle Rocha. “Vemos as dificuldades que aparecem, quanto tempo foi necessário para se deslocar, e tocamos também em um tema muito importante que é o assédio no transporte público”, complementou.
Produzida pela Associação Peneira, com patrocínio do CAU/RJ, Dia a Dia é uma minissérie de três médias-metragens. Cada episódio aborda um tema ligado ao direito à cidade: habitação, saneamento e mobilidade, através da visão e do cotidiano de três mulheres que vivem em regiões do Rio de Janeiro totalmente distintas, Realengo, Barra da Tijuca e morro Santo Amaro (Catete).
Os episódios podem ser assistidos em qualquer ordem, mas estão relacionados. “Optamos por começar pela habitação, depois saneamento e mobilidade porque vamos ampliando a escala. Dependendo do local onde as personagens vivem, precisam se deslocar muito ou pouco. O deslocamento pode demorar mais por causa de um alagamento, que diz respeito ao saneamento”, acrescentou Gabrielle Rocha.
A minissérie Dia a Dia é um projeto especial da Comissão de Política Urbana (CPU) do CAU/RJ que lançou, no ano passado, chamada pública com esta finalidade. O objetivo, segundo a conselheira Luciana Ximenes, que integra a CPU, era falar dos temas centrais da política urbana de uma forma que chegasse não só aos arquitetos e urbanistas, mas a um público mais amplo, como os estudantes de arquitetura e urbanismo e outros cursos ligados à temática, mas também, a alunos do Ensino Médio e Fundamental. “Foi uma feliz surpresa ter encontrado a Associação Peneira, que propôs colocar três mulheres como protagonistas e acompanhar o cotidiano delas. O filme foi uma construção entre a comissão e a produtora, com muito diálogo”, ressaltou a conselheira.
O primeiro episódio da minissérie, Habitação, foi ao ar no dia 21, em live com Paula Santoro (USP); Nubia Nemézio (Unisuam) e Melissa Alves (FAU lá do Povo) e mediação da conselheira Luciana Ximenes. Já Saneamento estreou dia 27, com a participação de Suyá Quintslr (IPPUR/UFRJ), Silvana Castro (IFF), Marcella Gelio (Soltec) e mediação da roteirista e pesquisadora da minissérie, Ximena Cabello.
Conheça as participantes da live sobre Mobilidade:
Clarisse Linke
Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio Titmuss Examination Prize em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva. Trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namibia (BEN Namibia). Em 2019, foi reconhecida como Remarkable Women in Transport pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana.
Fernanda Gomes
Estudante de arquitetura e urbanismo no Instituto Federal Fluminense. Integra o Centro Acadêmico do curso e DCE do Instituto. É Diretora de Relações Externas da Fenea na atual gestão.
Gabrielle Rocha
Mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ, tendo sido pesquisadora CNPq. Pesquisadora voluntária no LabIT/UFRJ (Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Rio, com bolsa integral PROUNI. Tem interesse e experiência em intervenções urbanas temporárias e performances, além de projetos participativos, fotografia urbana e vídeos, tendo dirigido dois documentários com temas relacionados ao urbanismo. Também possui experiência em intervenções e pesquisas em/sobre favelas, algumas premiadas.
Pamella Ventura
Graduanda em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora de iniciação científica CNPq PIBIC no Laboratório Grandes Projetos de Desenvolvimentos Urbano (GPDU) do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU)