Na mídia

Presidente do CAU/RJ fala sobre urbanização de favelas ao Voz das Comunidades

 

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, conversou com o jornal Voz das Comunidades sobre projetos de urbanização nas favelas. Segundo o Censo de 2022, cerca de 16 milhões de brasileiros são moradores de comunidades.

Para Menezes, o grande problema dos projetos urbanísticos pensados para espaços como favelas e periferia é o abandono. “Não houve, não há e não sei se um dia haverá política de continuidade”, afirma o presidente. “O que você vai encontrar lá [nas favelas que receberam projetos de urbanização]? Rigorosamente, a favela como era antes da intervenção. Alguma coisa está errada. Alguma coisa não deu certo nessa história”, complementa.

Na entrevista, o presidente aborda, ainda, a questão do urbanismo climático. “Ventilação, insolação e iluminação. Para ter um bom resultado, você tem que ter um ambiente que tenha esses três. Então, toda essa questão climática que se discute hoje é a partir disso, desse equilíbrio que deve ser encontrado na realização dos projetos e intervenção dos espaços públicos. Para, assim, conseguir a qualidade de vida e a sustentabilidade”, explica.

O Voz das Comunidades é um jornal comunitário independente do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, pelo jornalista e ativista social Rene Silva.

Leia a matéria na íntegra no site do Voz das Comunidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Site Tempo Real destaca Café no CAU sobre o Novo Plano Diretor do Rio de Janeiro

Tragédia no Rio Grande do Sul é tema de entrevista do CAU/RJ para Rádio Tupi FM

CAU Educa é destaque no jornal Folha do Aço de Volta Redonda