CAU/RJ lança Edital Ítalo Campofiorito para patrocínio de projetos culturais
1 de setembro de 2022 |
|
O CAU/RJ lançou nesta quarta-feira, 31 de agosto, a 10ª edição do seu Programa de Patrocínio Cultural, o Edital Ítalo Campofiorito. O edital destina R$ 200 mil a projetos culturais que sejam relevantes para o reconhecimento e a valorização do exercício da Arquitetura e Urbanismo.
Para a vice-presidente do CAU/RJ Noemia Barradas, o lançamento da 10ª edição do Edital de Patrocínio Cultural Ítalo Campofiorito é um marco que precisa ser celebrado. “O Conselho é uma autarquia nova e, este ano, alcançamos a marca de dez edições do nosso edital. Trata-se de uma iniciativa importante para nós, arquitetos e urbanistas, que busca fomentar ações que falam de cultura, das artes e, principalmente, da valorização da arquitetura e urbanismo”, destacou. Ainda segundo Noemia, busca-se com o chamamento público de projetos a serem patrocinados pelo CAU/RJ o diálogo com outros campos do conhecimento. “Esperamos contemplar, pelo menos, oito projetos e que, entre eles, apareçam iniciativas propostas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sabemos da existência de várias ações interessantes e precisamos expandir um pouco o alcance do nosso patrocínio cultural”, concluiu.
Podem participar do edital pessoas jurídicas públicas ou privadas sem fins lucrativos, constituídas há pelo menos três anos. Serão concedidas cotas de até R$ 25 mil por projeto. Para se inscrever, o proponente deverá encaminhar projeto e Formulário de Solicitação de Patrocínio para o e-mail patrocinio@caurj.gov.br, a partir do dia 1º de setembro até 16 de outubro de 2022.
Clique aqui para acessar o hotsite do Programa de Patrocínio Cultural do CAU/RJ e baixar o edital.
O lançamento do edital foi realizado durante evento na sede do CAU/RJ, com a participação dos realizadores do projeto Territórios Negros: Patrimônio e Educação na Pequena África. Contemplado na oitava edição do programa, em 2020, o projeto resultou na produção de seminários, site e e-book, sobre memória e valorização do patrimônio histórico e cultural na Região da Pequena África, com diálogos que envolvem as relações étnico-raciais e o território do entorno do Cais do Valongo, Patrimônio Mundial pela Unesco.
Participaram do encontro os organizadores da publicação, a diretora e gerente de projetos socioculturais do Instituto 215, Teresa Guilhon, e o coordenador do Negram (IPPUR/UFRJ), Renato Emerson dos Santos; e a diretora do projeto de cooperação internacional – Prodoc Unesco 914BRZ4022 – Gestão Compartilhada do Cais do Valongo e Museu de Território (MUHCAB), Cristina Lodi, uma das autoras do livro.
“O nosso objetivo, enquanto pesquisadores, é ver nossas pesquisas no mundo, materializadas e disseminadas. Por isso, é superimportante iniciativas como o Edital Ítalo Campofiorito do CAU/RJ. Particularmente, o Territórios Negros tem um viés educativo relevante. É um trabalho sobre a cidade e há conexão direta com todos os objetivos do CAU/RJ”, defendeu Teresa.