Destaques

Eleições CAU 2023: votação acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro

O Plenário do CAU Brasil aprovou a nova data das Eleições CAU 2023: 16 e 17 de outubro. Na última terça-feira, 10 de outubro, a votação foi adiada em razão do sistema de votação “VotaOnline”, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), ter registrado instabilidade a partir das 8h da manhã.

Processo de votação seguirá as mesmas regras, porém com um plano de emergência: o TRE-TO vai enviar por e-mail aos(às) arquitetos(as) e urbanistas senhas exclusivas para a votação. Será disponibilizada ainda uma central de atendimento exclusiva para responder às dúvidas dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Votação começa às 0h do dia 16 e segue até as 23h59 do dia 17 de outubro.

Clique aqui para acessar a área de votação

Votação será 100% refeita

De acordo com a coordenadora da Comissão Eleitoral Nacional do CAU Brasil, Cristina Evelise, os votos já registrados na terça-feira serão cancelados. Quem conseguiu votar no dia 10 de outubro terá que votar novamente.

Quem não conseguir votar nos dias 16 e 17 de outubro poderá justificar sua ausência por meio do SICCAU até 31 de dezembro de 2023. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa.

MAIS SEGURANÇA

Para garantir que todos(as) os(as) arquitetos(as) e urbanistas exerçam seu direito ao voto, haverá uma segunda possibilidade de acesso à área de votação, caso o(a) profissional não consiga entrar pela plataforma gov.br. A pedido, o TRE-TO vai disponibilizar aos(às) arquitetos(as) e urbanistas uma senha exclusiva para a votação, que será enviada por e-mail ou SMS.

“Estamos mantendo uma postura cooperativa com o TRE-TO. Não contratamos nem pagamos por esse sistema, é um Termo de Cooperação Técnica, não é um contrato de prestação de serviços”, afirmou Cristina. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, ressaltou que o sistema VotaOnline foi indicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o mais seguro e confiável para se realizar as Eleições do CAU.

“Esse sistema de votação, aprovado em Plenário, trazia uma inovação. Nesta gestão, nos pautamos por inovação e melhorias tecnológicas, como fizemos com o SICCAU”, disse Nadia.

Com a nova data das Eleições do CAU, as chapas candidatas podem continuar fazendo campanha até o fim da votação, às 23h59 do dia 17. Os resultados serão divulgados na quarta-feira, 18 de outubro.

CAU/RJ LAMENTA ADIAMENTO DAS VOTAÇÕES

Diante da grave falha no sistema “VotaOnline”, que impediu milhares de arquitetas e arquitetos e urbanistas de exercerem o importante papel de eleger seus representantes no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU/RJ divulgou nota pública, ainda na tarde de ontem, onde lamentou o adiamento das votações.

Criticou também falsas notícias que tentaram culpabilizar os CAU/UFs pela falha no sistema de votação.

Durante todo o dia da eleição frustrada, o CAU/RJ e a Comissão Eleitoral do Rio de Janeiro mobilizaram toda a equipe de atendimento e comunicação, que atuaram em regime de plantão, para garantir a difusão das informações com agilidade. Foram cerca de 700 atendimentos realizados nos canais oficiais do Conselho (presencial, telefone, WhatsApp e e-mail), além das orientações transmitidas através das redes sociais.

Por fim, o CAU/RJ manifesta solidariedade com todos os profissionais que dedicaram muitas horas no dia de ontem, tentando votar. Apesar de toda a frustração gerada com o adiamento da eleição, pede a compreensão dos profissionais e que participem das eleições.

OUTRAS NOTÍCIAS

Para que serve o RRT?

“Princípios da Fiscalização” é o tema abordado na Quinta Edição do Ciclo de Palestras

CAU/RJ tem vitória na justiça em relação à exigência do Edital do BNDES