Workshop aborda vivência de barreiras urbanas encontradas por pessoas com deficiência
Evento, promovido pela Prefeitura de Itaboraí, acontecerá nos dias 17 e 18 de abril
16 de abril de 2018 |
|
A Prefeitura de Itaboraí realiza, nos dias 17 e 18 de abril, workshop de capacitação técnica sobre “Vivência e percepção de barreiras urbanas e arquitetônicas encontradas por pessoa com deficiência”. A iniciativa, que conta com apoio do CAU/RJ, faz parte do programa “Calçada Acessível”, uma parceria entre a Prefeitura, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Os participantes da atividade vivenciarão os desafios e dificuldades enfrentados por pessoas com deficiência física e visual nos espaços públicos. O objetivo é orientar os profissionais responsáveis pela elaboração de projetos e obras dos municípios sobre a importância de melhorar a qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, principalmente para idosos e pessoas com deficiência.
Os representantes do CAU/RJ no workshop serão os conselheiros Regina Cohen, coordenadora da recém-criada Comissão Temporária de Acessibilidade, e Vicente de Paula Rodrigues, que reside em Itaboraí. O evento reunirá também secretários municipais e servidores públicos.
Desenvolvido desde 2010, o Programa Calçada Acessível visa a orientar os responsáveis pela elaboração de projetos e obras que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade urbana. O programa proporciona ainda a troca de informações e experiências sobre calçadas com padronização e acessibilidade, visando à inclusão e qualidade de vida de todo cidadão. Além de estimular discussões acerca de mobilidade. No dia 17, o workshop de capacitação será realizado na Praça Celso Nogueira (Praça da antiga Casa do Futuro), no Centro. No dia 18, acontecerá na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia. Ambos os dias, a programação começará a partir das 9h.