Confira a cobertura completa do VI Encontro do CAU/RJ com a Sociedade
Evento aconteceu na sexta-feira (28 de julho) na sede do Conselho, com a presença de entidades da sociedade civil
3 de agosto de 2017 |
|
Este ano, o VI do Encontro com a Sociedade, promovido pelo CAU/RJ, em parceria com entidades da Sociedade Civil e apoio do colegiado de entidades de Arquitetura e Urbanismo, abrangeu temas diversos e intimamente ligados ao papel desempenhado pelo profissional de arquitetura e urbanismo para o desenvolvimento da cidade.
Para Jerônimo de Moraes, presidente do CAU/RJ, o VI Encontro com a Sociedade mais uma vez cumpriu o papel social da autarquia de engajar as entidades e fazer com que todas cooperem para o bem de uma cidade mais sustentável e inclusiva. “Nosso objetivo é que as discussões iniciadas aqui gerem grupos de trabalhos dentro das comissões e resultem em proposições de continuidade para esse trabalho resulte em frutos e que a gente possa efetivamente propor políticas públicas, monitorar a gestão pública, criar condições e mercado de trabalho para os arquitetos e urbanista”, conclui Jerônimo.
Em duas sessões de apresentações e debates foram abordados assuntos como indicadores da gestão da administração dos munícipios (painel de monitoramento da Casa Fluminense), desenvolvimento profissional de estudantes de arquitetura e urbanismo (Fenea), controle social dos gastos públicos (Observatório Social), principais entraves da nova lei de regularização fundiária (Ledub), assistência técnica para produção social de moradia (Fundação Bento Rubião) e cidade produzida pelos programas de habitação popular no Brasil (Observatório das Metrópoles). Confira os principais destaques das discussões.
A cidade que queremos
“A sexta edição do Encontro com a Sociedade foi construída de uma forma diferente: com a participação efetiva de um colegiado de entidades de arquitetura e urbanismo e da sociedade civil, com o objetivo de discutir formas de tornar a cidade mais inclusiva, com uma atuação efetiva, ética e social do profissional na luta pelo direito à cidade”, explicou o vice-presidente do CAU/RJ Luís Fernando Valverde na abertura do evento.
Representando o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, Pedro da Luz, presidente do IAB-RJ e Conselheiro suplente do CAU/BR pelo Rio, ressaltou que a experiência do VI Encontro com a Sociedade foi fundamental para os arquitetos e urbanistas. “Principalmente nesse momento de crise é importante termos entidades da sociedade civil para pautar os governos e as iniciativas do Estado brasileiro para planejar a ocupação do território. E nesse sentido, o ofício de arquitetura e urbanismo é fundamental para que haja maior transparência. Afinal de contas, o debate sobre qual cidade e sociedade queremos ser está profundamente ligado à forma como ocupamos e nos desenvolvemos nesse espaço. Vemos que as cidades brasileiras são máquinas muito fortes de exclusão e precisam passar a ser de inclusão”, avaliou.
Para o presidente do IAB-RJ, o projeto e o planejamento são instrumentos fundamentais para a transparência e é preciso receber contribuições do conjunto da sociedade para que se desenhe cidades e habitações adequadas. “Uma série de responsabilidades recaem sobre os arquitetos que precisam dessa comunicação fundamental. Este encontro é um laboratório disso, por isso, sua importância”, concluiu Pedro da Luz.
Itamar Silva, coordenador do IBASE, também esteve na abertura e falou sobre o exercício produtivo de construir a programação do VI Encontro com a Sociedade. “Foi um passo muito importante conseguirmos essa integração no evento, fortalece os laços entre as instituições e a luta democrática”, avaliou Itamar.
Ainda na abertura dos trabalhos, Fernando Valverde, vice-presidente do CAU/RJ aproveitou para anunciar importantes acordos de cooperação técnica com o Observatório Social, já assinado, e com Casa Fluminense, que está em tramitação.
Mesa 1 – Participação e Controle Social na elaboração e implementação de planos e projetos
Mesa 2 – Direito à cidade no exercício da Arquitetura e do Urbanismo
Assista à íntegra do evento em nosso canal do Youtube: