Destaques

Vencedora da bolsa RIBA Norman Foster vai estudar programa Favela-Bairro

A estudante peruana Martha Pomasonco, da Universidade de Lima, é a vencedora do subsídio de viagem RIBA Norman Foster 2023, em reconhecimento ao projeto “Barrios Melhorados”. A iniciativa propõe investigar impactos de iniciativas de melhorias em bairros na América Latina, começando pelo projeto Barrio Mio, em Lima. O Favela-Bairro, programa de urbanização de assentamentos informais do Rio de Janeiro, é um dos objetos de estudo da pesquisa.

Outras experiências que estão no escopo de pesquisa de Martha são: Proyecto de Integració Urbana, em Medellín (COL); Barrios de Verdad, em La Paz (BOL) e Quiero mi Barrio, em Santiago (CHI). A estudante vai também conferir trabalhos de melhorias em bairros na Cidade do México (MEX) e Rosário (ARG).

A bolsa RIBA Norman Foster Travelling Scholarship compreende £7.000 destinados a apoiar a pesquisa de um estudante de arquitetura que apresente uma abordagem original para temas relacionados com a viabilidade sustentável de localidades urbanas e rurais.

“Estou encantada e honrada por ter sido selecionada como a vencedora da bolsa de viagem RIBA Norman Foster Travelling Scholarship 2023. Quero agradecer à Universidade de Lima por me indicar e ao júri da bolsa por me selecionar. A bolsa me permitirá realizar uma pesquisa sobre meu projeto ‘Barrios melhorados’. Ela me permitirá coletar informações valiosas em primeira mão sobre o impacto dos programas de melhoria de assentamentos informais mais bem-sucedidos promovidos por países latino-americanos, a fim de encontrar lições de projeto relacionadas à sustentabilidade ao longo do tempo”, disse Martha em matéria publicada no site do RIBA (clique aqui).

Segundo Norman Foster, presidente da Fundação Norman Foster, o júri da bolsa RIBA Norman Foster Travelling Scholarship ficou impressionado com o alto padrão das propostas inscritas este ano, mas foi unânime na seleção da proposta de Martha. “Damos os nossos parabéns à Martha pela sua merecida vitória e esperamos pelo compartilhamento dos resultados de tão digno estudo”, afirmou Foster.

OUTRAS NOTÍCIAS

Acompanhe a 1ª Reunião Plenária Ordinária 2024 do CAU/RJ, às 16h

Anuidade do CAU 2024: Confira valores e descontos especiais para arquitetos e urbanistas

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023 é celebrado com balanço do ano e premiações