Unidos da Tijuca divulga sinopse de samba-enredo sobre arquitetura e urbanismo
22 de agosto de 2019 |
|
A escola de samba Unidos da Tijuca divulgou na quarta-feira, 21 de agosto, a sinopse do samba-enredo “Onde moram os sonhos”, do Carnaval 2020, que falará sobre arquitetura e urbanismo. A agremiação explica que escolheu falar sobre o tema, considerando que o Rio de Janeiro, patrimônio da humanidade desde 2012, recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura e sediará o 27º Congresso Mundial da UIA no próximo ano.
A abertura do desfile responderá à questão “O que move homens e mulheres que se dedicam a pensar na arte de viver, projetar, organizar e produzir o lugar da moradia, do trabalho, da diversão, do lazer e da religião?” e será seguida de quatro setores: “Em busca da eternidade…”, “Arquitetando a história”, “O sonho que se perde todos os dias” e “A cidade que pode ser maravilhosa”.
Segundo a escola, “o enredo vai mostrar a incrível capacidade do homem de criar espaços que possam servir de abrigo para diferentes atividades. Ao realizar o seu trabalho, os arquitetos deixam registros que nos ajudam a compreender a nossa história. Templos, castelos, monumentos, casas, prédios, conjuntos habitacionais, parques, praças, ruas e avenidas revelam a contribuição de uma das mais antigas profissões. Das edificações da Antiguidade às cidades modernas, cada espaço ensina a cultura de seu tempo”.
A Unidos da Tijuca também falará dos desafios relacionados à arquitetura e urbanismo, como a conservação do patrimônio e os problemas gerados pelo crescimento desordenado nos centros urbanos. “Arquitetar a vida é assegurar o testemunho do passado, intervir no presente e traçar para o futuro uma cidade sustentável a que todos tenham direito.”, afirmou a escola.
Para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a decisão da Unidos da Tijuca de levar a Arquitetura e Urbanismo para o Carnaval do próximo ano contribui para ampliar a visão da sociedade sobre a profissão, que deve ser acessível a todos os segmentos. Destaca ainda que a Arquitetura e Urbanismo é patrimônio dos povos, ou seja, da humanidade. Em 2020, completará também 10 anos de criação do sistema autárquico CAU.
Confira mais informações no site da Unidos da Tijuca