A União Internacional de Arquitetos (UIA) anunciou em fevereiro o resultado da primeira edição do prêmio Innovation in Architectural Education. A iniciativa reconheceu sete projetos pedagógicos de escolas de arquitetura e urbanismo, que demonstram práticas inovadoras no ensino de arquitetura e desenvolvimento de ambientes sustentáveis.
A premiação foi organizada pela UIA Education Commission e lançada ainda em novembro de 2019. O objetivo é facilitar o acesso à educação de alta qualidade em todo o mundo. O UIA Award for Innovation in Architectural Education recebeu inscrição de 16 projetos provenientes de nove países – de quatro, das cinco regiões globais da UIA. Foram selecionados trabalhos para quatro prêmios oficiais e mais três para reconhecimentos de importância.
Os vencedores e inscritos selecionados terão seus trabalhos divulgados na Exposição da UIA Education Commission no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro, e poderão integrar outras publicações e exposições da União Internacional de Arquitetos. A Comissão do evento ainda está desenvolvendo um volume que destaque os méritos e as principais práticas inovadoras apresentadas pelas inscrições vencedoras e inscrições selecionadas, como documento referencial a demais instituições e programas pedagógicos no mundo.
A escolha dos trabalhos contemplados foi feita através de uma série critérios estipulados pela organização e selecionados por um júri composto por profissionais da área de arquitetura e urbanismo, como: Oya Atalay Franck (Suíça), Harriet Harriss (Reino Unido / EUA), Derya Oktay (Turquia), Konstantin Kiyanenko (Rússia), Thomas Fisher (EUA), Beatriz Maturana Cossio (Chile), Mustapha Mohd Saleh (Malásia), Lindy Osborne Burton (Austrália), Carin Smuts (África do Sul) e Hassan Radoine (Marrocos).
Conheça os projetos premiados:
Região 1: The Royal Danish Academy, School of Architecture, Copenhagen (Dinamarca)
Autor David A. Garcia
Título Educação arquitetônica por meio de colaboração local – Arquitetura e ambientes extremos
Parecer do júri “Em estreita colaboração com as comunidades locais que estão situadas em ambientes extremos no globo, este programa envolve de forma louvável todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao mesmo tempo que demonstra grande sensibilidade às questões ambientais e à integração da pesquisa no design”.
Região 3: University of Washington – Seattle (EUA), College of Built Environment, Department of Architecture
Autor Elizabeth M. Golden
Título Seminário – Métodos Tradicionais de Construção: Novas Adaptações
Parecer do júri “Um programa inovador e poderoso que envolve colaboração e participação interdisciplinar e internacional, com foco na construção civil, usando métodos de construção tradicionais e aprendizagem prática”.
Região 4: School of Architecture, Southeast University, Nanjing (China)
Autores Zhang Tong,
funcionários e estudantes da própria instituição de ensino
Título Construção Viva em Comunidades Rurais
Parecer do júri “O programa inovador de seis anos, ‘M.Arch’, une aprendizado arquitetônico, cultural, social e ambiental, trazendo um foco impressionante em questões centrais para as comunidades rurais (tradições de construção, restauração física e revitalização da comunidade)”.
Região 4: School of Architecture – Tsinghua University (China)
Autor Song Yehao
Título Estúdio de Design Sustentável
Parecer do júri “Uma colaboração maravilhosa entre acadêmicos de arquitetura, estudantes e comunidades locais. Com base pedagógica e sustentável, ele oferece uma gama empolgante de oportunidades de aprendizagem no mundo real, para demonstrar, por meio de projetos construídos, como o design pode incorporar materiais vernaculares e fazer abordagens segundo o ‘aprender fazendo’”.
Menções honrosas:
Região 1: ETSAB-UPC: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (Espanha)
Autores Ibon Bilbao e Josep Bohigas (diretores do programa); Félix Solaguren (reitor)
Título Arquitetos Comunitários – Unidade Studio Arquitectos de Cabecera (Taller Temàtic AC).
Região 4: School of Architecture, Southeast University, Nanjing (China)
Autores Han Dongqing e Bao Li, funcionários e estudantes da própria instituição de ensino
Título Intervenção Positiva na Transição Urbana.
Região 4: School of Architecture, Southeast University, Nanjing (China)
Autores Wang Jianguo, Han Dongqing, Bao Li, funcionários e estudantes da própria instituição de ensino
Título Inter aprendizagem na Integração Disciplinar
*Com informações da Revista PROJETO