Shirlei Zonis lança livro “Arquitetura no divã”
Arquiteta e urbanista apresenta situações recorrentes na relação profissional com os clientes de projetos arquitetônicos
26 de junho de 2018 |
|
A escritora e arquiteta e urbanista Shirlei Zonis lança a obra “Arquitetura no divã”. Evento ocorrerá na Livraria da Travessa de Ipanema (R. Visconde de Pirajá, 572), às 18h30. Com o selo da editora Olhares, o livro é o desdobramento de investigação e estudo multidisciplinar da autora, que sugere a introdução de uma nova configuração espacial: a dimensão humana ou a quarta dimensão.
Shirlei, que também tem formação em teoria psicanalítica, conta, em seu livro, motivações subliminares, indícios e situações recorrentes na relação profissional com os clientes de projetos arquitetônicos. O assunto foi pouco discutido durante sua formação acadêmica, mas a partir do momento em que ela começou a estudar a relação entre seus clientes e os projetos, conseguiu ampliar sua satisfação profissional. “Hoje, se me perguntarem o que me atrai mais num projeto, responderia sem pestanejar: o cliente. Quando entro no seu universo e compartilho de suas demandas e de seus desejos, sinto-me tremendamente privilegiada por poder contribuir para externá-los no projeto de um novo lar”, explica a arquiteta.
O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), Gustavo Rocha Peixoto, escreveu em forma de carta à autora, o posfácio do livro. No texto, Peixoto reforça a existência da quarta dimensão, criada por Shirlei Zonis, mas no campo da imaginação: “Estamos em um mundo com quatro dimensões. A casa se converte de moradia do corpo em objeto de desejo. Você distingui, na tarefa de arquiteta-terapeuta, o objeto de consumo e o verdadeiro objeto de desejo, no sentido de um desejo profundo de compreensão da narração imaginária da história pessoal do “cliente”. É isso, Shirlei, sua quarta dimensão é imaginária. Não quero dizer que não exista, mas que existe no campo da imaginação. E imaginar é fazer imagens; delinear figuras mentais”, disse.