Seminário vai discutir moradia e agricultura na região das Vargens
5 de agosto de 2019 |
|
O Seminário Morar e Plantar na Cidade pretende debater os direitos à moradia e à produção agroecológica no território das Vargens, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desenvolvido através da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia e com patrocínio cultural do CAU/RJ, o evento ocorre no próximo dia 12 de agosto, às 8h30, na sede da Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande (AMAVAG). As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
A iniciativa é dos movimentos sociais de agroecologia e moradia popular da Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma das ações do “Projeto Morar e Plantar na Metrópole: experiências populares e legislação urbanística”. A ideia do seminário é discutir o tema a partir do olhar que as convergências de morar e plantar proporcionam, conectando e narrando essas experiências.
Entre os temas que estarão em discussão, serão tratados o impacto da especulação imobiliária e mudanças nas legislações urbanísticas em territórios populares e comunidades tradicionais da região das Vargens, assim como os diferentes fazeres da agroecologia na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto também articula atividades de comunicação popular.
Um café da manhã colaborativo, às 8h30, iniciará a programação, que terá sua abertura na sequência, às 9h. O tema da primeira mesa, às 9h30, será “Agricultura Urbana e Direito à Cidade”, enquanto “Fazeres Agroecológicos: da Formação à Distribuição” será o centro de discussão da segunda, que começa às 11h15. Às 13h, haverá uma apresentação da facilitação gráfica.