Seminário oferece assistência técnica para interessados no Programa de Preservação do Patrimônio Cultural
17 de janeiro de 2014 |
|
Ações de valorização da região e detalhes do Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural (Pró-Apac) são tema do seminário “O Centro do Rio: ambiências e patrimônio urbano”, promovido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB/RJ), nesta terça-feira (21/01). O evento será realizado na sede do IAB-RJ, no Flamengo, das 10h às 18h30.
Na abertura do evento, os presidentes do IRPH, Washington Fajardo, e do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, lançarão oficialmente a campanha de valorização do Centro do Rio. Em seguida, uma mesa-redonda, com os arquitetos e urbanistas Rafael Winter Ribeiro, Flávio Ferreira, Sérgio Magalhães, Ernani Freire e Ubirajara Mello, discutirá conceitos e práticas de preservação do patrimônio.
A partir das 14h, uma sessão técnica de apresentações irá tirar todas as dúvidas dos interessados no Programa Pró-Apac. Participarão os seguintes profissionais do IRPH: o presidente, Washington Fajardo; Luiz Eduardo Pinheiro, gerente de conservação e fiscalização; a coordenadora de projetos e fiscalização, Laura Di Blasi; Vanessa Ameixoeira, gerente de projetos; e Felipe Reigada, gerente de obras. A iniciativa vai abordar temas como as Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) e a elaboração e apresentação de projetos de restauração. Durante a tarde, técnicos do IRPH farão assessoramento técnico para a elaboração dos projetos para participação no edital.
Para Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ, o evento tem grande importância, porque promove ganho cultural, com a preservação de bens arquitetônicos. “O Pró-Apac valoriza o trabalho dos arquitetos e urbanistas, já que trata de uma atribuição privativa da profissão, segundo a lei 12.378/2012, que criou o CAU”, conclui.