Seminário internacional Cidade = Universidade reúne arquitetos e urbanistas no Museu do Amanhã
19 de julho de 2018 |
|
O Museu do Amanhã se tornou palco de debates sobre o futuro das cidades e do ensino de arquitetura e urbanismo. Nesta quinta-feira, teve início o seminário “Cidade = Universidade: Seminário Internacional de Ensino de Arquitetura e Urbanismo”, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea).
“Não dá para falar de ensino sem olhar como o mundo se comporta hoje. É muito gratificante ver a programação deste seminário, que se foca na cidade, espaço de convivência, de construção coletiva. A cidade é múltipla, transdisciplinar, exige muitos olhares para entendê-la de fato”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, na abertura do evento.
“Falar de cidade é falar de futuro. A previsão é que, em 2050, haja 10 bilhões de habitantes no planeta, 75% deles vivendo em cidades. No Rio de Janeiro, 97% da população já vive em cidade. Cidade é sustentabilidade”, apontou Igor de Vietyemy, professor e diretor da Abea. Segundo ele, o seminário já está na agenda oficial de eventos do município, a Rio de Janeiro a janeiro, o que significa que o seminário deve se repetir nos próximos anos.
Carlos Eduardo Nunes Ferreira, professor e diretor da Abea, destacou o fato de uma simples equação, Cidade = Universidade, ser suficiente para reunir pessoas de grande renome para discutir o tema. Já Wanda Vilhena, diretora da Abea, lembrou que as reflexões elaboradas no Seminário serão levadas para o 27º Congresso da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020 RIO.
A programação desta quinta-feira incluiu ainda a participação dos Conselheiros do CAU/RJ Maíra Rocha, como mediadora do painel “Cidade formal e informal”; Pablo Benetti, que participou da mesa “A formação e o papel social do arquiteto e urbanista”, mediada por Alder Catunda; e Washington Fajardo, que mediou a mesa “Lições aprendidas: Buenos Aires e Rio de Janeiro”.
O seminário, que vai até o dia 21 de julho, tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (ABAP, ABEA, AsBEA, FNA e IAB) e do Instituto Niemeyer, além de diversas universidades. O evento conta ainda com parcerias de entidades internacionais como a ONU Habitat, o Archiprix Internacional e o Comitê Internacional para Documentação e Preservação do Movimento Moderno (Docomomo), que promoverá visitas guiadas percorrendo parte do patrimônio arquitetônico da cidade, organizadas em roteiros temáticos.
A programação completa está disponível no site: https://www.cidadeuniversidade.com/programacao
As palestras estão sendo transmitidas ao vivo pela página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/cidade.universidade.seminario